Há que tratar do cabelo diariamente da mesma forma que cuidamos da nossa pele e praticamos uma correta alimentação. Somos um todo e uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, contribui para a saúde capilar.

Com mais tempo para cozinhar, e naturalmente com os devidos cuidados nas idas (pouco frequentes) às compras, podemos desfrutar de forma imaginativa dos alimentos ao mesmo tempo que cuidamos do nosso cabelo.

Para nos ajudar nas escolhas mais eficazes, Carlos Portinha, médico especialista em Medicina Geral e Familiar e coordenador clínico do Grupo Clínico Saúde Viável, sugere-nos os alimentos a ingerir para um cabelo saudável e nutrido.

1. Salmão. O salmão é um peixe muito rico em proteína e vitamina D, mas o maior benefício ao nível capilar está relacionado com os ácidos gordos essenciais, nomeadamente os ómega-3, que vão ajudar no correto crescimento capilar e desenvolvimento das membranas celulares, ao mesmo tempo que auxiliam o fortalecimento do couro cabeludo.

Com salmão está o jantar salvo. E, descanse, não vamos insistir nas receitas do costume
créditos: Lifestyle

2. Lentilhas. É uma leguminosa, portanto uma proteína de origem vegetal, que tem um teor elevadíssimo de zinco e magnésio, mas principalmente de biotina. Tal, ajuda no correto crescimento da membrana celular que vai dar origem à raiz do cabelo e, dessa forma, favorece uma saúde capilar equilibrada.

lentils

3. Arroz. Sugerimos que se escolha sempre o arroz mais escuro possível, como por exemplo basmati, integral ou vaporizado, uma vez que estas variedades são muito ricas em vitaminas do complexo B, que favorecem o correto crescimento celular, fazendo com que os fios capilares cresçam mais fortes e em maior número.

Ao arroz, deixe-o à solta. As regras para o termos bem apuradinho

4. Ovos. O ovo é uma fonte de proteína de altíssimo valor biológico e, para além disso, rico em biotina. Por isso mesmo, torna-se num alimento de extrema importância para o crescimento capilar, uma vez que a biotina promove um cabelo mais forte e saudável, evitando assim a sua queda, pelo estímulo na produção de queratina. O ovo é ainda rico em zinco e selénio, dois elementos importantes para a saúde capilar.

créditos: Lifestyle

5. Cenoura. A principal vantagem da cenoura é o caroteno, precursor da vitamina A. Os carotenos são nutrientes que favorecem a saúde da pele e das membranas dos tecidos. Quanto maior a sua incidência no organismo, maior a prevenção da caspa e da queda de cabelo.

Cenoura laranja: Esta invenção da Holanda do século XVII exige mimos à mesa

6. Espinafre. A multiplicidade de nutrientes do espinafre é muito importante para a saúde capilar, seja por causa das vitaminas A e C, do zinco, do magnésio ou do ferro, sendo este último relevante nomeadamente para o cabelo das senhoras.

Espinafres, brócolos, espargos, entre outros vegetais de folha verde escura

7. Aveia. Riquíssima em vitamina B e zinco, é sobretudo importante pelo teor em silício, um componente fundamental da queratina, que é o principal elemento do esqueleto do nosso cabelo. Deixamos um conselho: inclua a aveia no seu pequeno almoço, no leite ou no iogurte, e estará a fazer um reforço nutricional com efeitos amplamente satisfatórios na sua saúde capilar.

Aveia
créditos: Daria Nepriakhina

8. Abacate. Sendo rico em vitamina E, cuja suplementação está associada à boa saúde capilar, o abacate é um alimento importante para um cabelo saudável e resistente. Associado a esta vantagem, o abacate é também rico em ácidos gordos essenciais e, como tal, age como um estímulo ao crescimento celular, nomeadamente das células da unidade folicular, conferindo uma produção de cabelo mais eficaz e saudável.

“Espelho meu, há abacate mais saboroso do que eu?” Dicas para escolher a melhor fruta e vegetais

9. Nozes. As nozes são ricas em vitamina E, vitaminas do complexo B, zinco e ácidos gordos essenciais, todos fundamentais para um crescimento capilar saudável. Associado ao seu poder anti-inflamatório e à proteção cardiovascular, as nozes são efetivamente um alimento a ter em conta na sua dieta habitual.

noz
créditos: Wouter Supardi Salari

Outros alimentos, como as ostras, o feijão, peixe e carne, são fundamentais numa dieta equilibrada, mais ainda quando o cabelo se coloca como uma preocupação.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.