Aos poucos e de forma regular

Se começar o treino de forma intensiva e durante longos períodos de tempo, é natural que não só se sinta exausto como se torne difícil encaixar a nova rotina na sua vida quotidiana. Por isso, comece aos poucos. Terá de dar tempo ao corpo para se habituar e regenerar, especialmente nas primeiras vezes. Comece por treinar pequenos períodos de tempo mas de forma regular, de modo a criar um hábito que sentirá falta caso interrompa. Os estudos dizem que esse hábito demora cerca de 30 dias a adquirir. Por isso, não desista até lá.

Planeie o treino

Se chegar a hora de praticar deporto mas não souber o que fazer, poderá desmotivar-se e acabar por deixar o treino para o dia seguinte. Crie um plano de treinos semanal para se “obrigar” a cumprir as tarefas previstas, tendo em conta os objectivos a atingir, seja emagrecimento, aumento de resistência ou hipertrofia. Assim terá menos probabilidade de faltar.

Prepare o material com antecedência

Ao acordar ensonado e atrasado para ir trabalhar, corre um maior risco de se esquecer do equipamento ou parte dele em casa, ou nem sequer ter tempo para o preparar. Por isso, organize as roupas e acessórios de treino no dia anterior, de modo a ter tudo consigo quando chegar a hora do treino.

Escolha um horário que consiga cumprir

Ao propor-se fazer exercício numa hora pouco realista, como um horário que o obrigue a vir a correr para o ginásio, a sair uns minutos mais cedo do trabalho ou acordar demasiado cedo de manhã,  acabará por ceder à tentação de saltar esse dia de treino.

Treine em grupo

Se possível, convide um amigo, familiar ou colega de trabalho para treinar consigo. A motivação será maior e reduz o risco de falhas. Mesmo que não lhe apeteça treinar nesse dia, o seu parceiro de treino poderá motiva-lo a não falhar.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.