Esta é uma forma de tonificar o corpo, fortalecer as articulações, melhorar o sistema respiratório e cardiovascular e a flexibilidade.

É praticada dentro de uma piscina mas considerando que o nível da água não ultrapassa a altura dos ombros, mesmo que nadar não seja o seu forte não tenha medo pois não corre qualquer risco de se afogar.

A sua prática consiste num conjunto de exercícios feitos ao ritmo de uma música, e é indicada para pessoas de todas as idades e condições físicas, desde gestantes, bebés, idosos e mesmo pessoas que que tenham dificuldades de movimento fora de água. Como a densidade da água torna o corpo mais leve, a pessoa não sentirá dificuldades em mover-se. A além disso, a maior parte dos movimentos é feito de forma suave o que previne lesões nos ossos, músculos e articulações.

No entanto, não é por isso que a hidroginástica deixa de fortalecer o corpo e ajudar a criar músculo. A água cria resistência ao movimento e a sua prática enrijece os músculos com um menor impacto nas juntas e articulações. Pode por isso ser o desporto ideal para quem tem certas incapacidades físicas e que de outra forma não consegue realizar certos movimentos.

Se o intuito é perder peso também temos boas noticias pois a hidroginástica promove um emagrecimento rápido. 1 hora desta actividade resulta na perda de aproximadamente 450 calorias. Além disso é um exercício divertido, praticado em grupo, ao som de música animada e motivacional. É realizada a um ritmo cardíaco inferior ao de desportos equivalentes não causando por isso a sensação de fadiga e cansaço próprios de outros exercícios aeróbicos como a corrida ou salto à corda. Para a saúde mental, a hidroginástica surge como um calmante natural. De facto, ela ajuda a melhorar o humor e ajuda reduzir os níveis de stress prevenindo depressões.

Se procura um desporto divertido, onde pode conviver e ainda desfrutar dos benefícios enumerados, experimente a hidroginástica e verá que não se vai arrepender.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.