Em destaque

Sonhos de abóbora em calda de citrinos

Fofos e aromáticos, com sabor a canela e abóbora, os sonhos são um dos doces de Natal mais apreciados pelos portugueses.
Coza a abóbora em 0,5 l da água, depois escorra-a muito bem, desfie-a e reserve. Numa tigela, bata ligeiramente 4 ovos com 100 g de açúcar fino. Junte a abóbora cozida, 1 colher de sobremesa de fermento em pó e 500 g de farinha e envolva muito bem até ficar uma massa homogénea. Frite colheradas da mistura anterior em óleo até obter sonhos douradinhos, retire-os e deixe-os escorrer sobre uma folha de papel de cozinha. Deite 1 tira de casca de laranja e 1 tira de casca de limão para um tacho, adicione 1 pau de canela, 0,5l de água e 100 g de açúcar mascavado. Mexa, leve ao lume e deixe ferver até reduzir para metade. Retire do lume e deixe arrefecer. Coloque os sonhos numa taça funda, regue-os com a calda e sirva. Se preferir, polvilhe com açúcar e canela em pó. (Fonte: Sidul)

Ingredientes

Farinha 500 g
Abóbora descascada 350 g
Açúcar Granulado Fino Sidul 100 g
Açúcar Mascavado Sores 100 g
Ovos 4
Fermento em pó 1 colher de sobremesa
Água 1000 ml
Casquinha de laranja 1
Casca de limão 1
Pau de canela 1
Óleo para fritar adicionar q.b.

Preparação

Coza a abóbora em 0,5l da água, depois escorra-a muito bem, desfie-a e reserve. Numa tigela, bata ligeiramente os ovos com o Açúcar Fino Sidul. Junte a abóbora cozida, o fermento e a farinha e envolva muito bem até ficar uma massa homogénea.

Frite colheradas da mistura anterior em óleo até obter sonhos douradinhos, retire-os e deixe-os escorrer sobre uma folha de papel de cozinha.

Deite as cascas de laranja e de limão para um tacho, adicione o pau de canela, o restante 0,5l de água e o Açúcar Mascavado Sores, mexa, leve ao lume e deixe ferver até reduzir para metade. Retire do lume e deixe arrefecer.

Coloque os sonhos numa taça funda, regue-os com a calda e sirva. Se preferir, polvilhe com açúcar e canela em pó.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.