Em destaque

Pão semi integral sem côdea

Um pão ideal para cortar em fatias, congelar e utilizar consoante a necessidade, excelente para fazer sanduíches ou canapés.

Ingredientes

Farinha Tipo 65 360 g
Farinha de espelta integral 215 g
Fermento de padeiro fresco 30 g
Sal 10 g
Água 430 g

Preparação

Misture as farinhas num recipiente. Faça uma cavidade no centro e adicione a água morna e o fermento. Misture ligeiramente com a ajuda de uma colher de pau.

Adicione o sal e continue a misturar, até obter uma massa homogénea e pegadiço.

Verta a massa para outro recipiente previamente untado com um pouco de óleo. Envolva com película aderente ou com um pano e deixe repousar até duplicar o volume, num local cálido.

Entretanto, coloque Uma panela ao lume com cerca de 1, 5 litro de água. Coloque sobre o fundo, mas sem que toque na água, uma grade, tipo os suportes que vêm com os microondas para a função grill, ou um recipiente e, em cima, a grelha.

Unte uma forma para bolo inglês com um pouco de óleo ou spray antiaderente. Misture ligeiramente a massa com a ajuda de uma colher de pau e verta-a para a forma. Tape com papel alumínio, deixando espaço para que o pão cresça em altura.

Coloque a forma sobre a grelha, coloque a tampa e cozinhe por cerca de 45 minutos, assegurando-se que a panela tem sempre água. Adicione um pouco mais, caso seja necessário.

Abra cuidadosamente a tampa para evitar queimaduras com o vapor, desenforme o pão sobre uma rede de arrefecimento e deixe arrefecer antes de cortar.

Preparação na yammi:
Coloque na panela ou copo a água e o fermento desfeito e programe três minutos a 37 ºC na velocidade 3.

Adicione as farinhas e o sal e programe dois minutos na Função Amassar.
Verta a massa para um recipiente previamente untado com um pouco de óleo. Envolva com película aderente e deixe repousar até duplicar o volume, num local cálido.

Entretanto, coloque na panela ou copo, um litro de água e programe 50 minutos na Função Vapor.

Unte uma forma para bolo inglês com um pouco de óleo ou spray antiaderente. Misture ligeiramente a massa com a ajuda de uma colher de pau e verta-a para a forma. Tape com um pouco de papel vegetal.

Coloque a forma na bandeja de vapor, com a tampa e coloque-a sobre a panela ou copo.

Quando terminar o tempo, abra cuidadosamente a tampa para evitar queimaduras com o vapor, desenforme o pão sobre uma rede de arrefecimento e deixe arrefecer antes de cortar.

Dicas

Pode substituir a farinha de espelta por igual quantidade de farinha de trigo integral ou centeio. Experimente adicional alguns frutos secos ou sementes. Depois de frio, corte o pão em fatias e coloque-as dentro de um recipiente ou em sacos com fecho hermético no congelador. Aguentam várias semanas, com as características do primeiro dia.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.