Em destaque

Muffins saudáveis de maçã e mirtilo

Ideais para um lanche, estes pequenos bolos surgem aqui numa versão tão deliciosa como a original, mas mais saudável, validada pela especialista em nutrição Patrícia Trindade .

Ingredientes

Farinha de trigo-sarraceno 80 g
Sementes de linhaça moída 1 colher de sopa
Maçãs 2 grandes
Mirtilos 100 g
Iogurte sólido natural magro 1 unidade
Ovo 1 grande
Canela 2 colheres de sopa

Preparação

Numa tigela, bata com varas de arame o ovo e o iogurte, até obter um creme homogéneo.

Peneire a farinha de trigo-sarraceno para outra tigela. Acrescente a linhaça moída, o fermento e metade da canela. Misture todos os ingredientes. Acrescente gradualmente ao creme de ovo e iogurte e misture bem, até ficar sem grumos.

Lave os mirtilos e uma das maçãs. Reserve os mirtilos e rale a maçã, sem lhe retirar a casca. Acrescente, de seguida a fruta, ao preparado anterior e envolva todos os ingredientes. Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Rale a outra maçã e reserve.

Prepare um tabuleiro refratário com formas individuais adequadas para a confeção de muffins, de papel ou antiaderentes. Recheie-as da seguinte forma. Coloque um pouco da massa preparada, sobreponha alguns mirtilos, adicione novamente um pouco da massa e finalize com alguns mirtilos, maçã ralada e uma pitada da restante canela. Repita o procedimento para as outras formas, até finalizar a massa.

Leve os muffins ao forno durante cerca de 30 minutos. Após o tempo de cozedura, retire do forno, deixe arrefecer e desenforme. Sirva os muffins frios.

Dicas

Substitua as maçãs por peras e os mirtilos por framboesas, para um sabor diferente. Cada muffin original desta receita tem menos 202 calorias do que um confecionado segundo a receita tradicional. O nosso muffin tem 105,6 kcal, cerca de 9,6 g de gordura, cerca de 4,9 g de proteínas e cerca de 9,4 g de hidratos de carbono.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.