Em destaque

Frango Picante Baiano e Feijão com Puré de Mandioca

Ingredientes

Puré de mandioca
Mandioca congelada 900 g
Manteiga amolecida 75 g
Leite gordo aquecido 75 ml
Moinho Sal do Mediterrâneo Margão 1/2 colher de chá
Pimenta branca moída Margão 1/4 colher de chá
Tempero de especiarias Baiano
Cominhos Moidos Margão 1 colher de chá
Orégão em folha Margão 1 colher de chá
Pimenta branca moída Margão 1/2 colher de chá
Piripiri Moído Margão 1/4 colher de chá
Frango com Feijão
Manteiga 75 g
Coxas de frango desossadas e sem pele, cortadas em cubos de 2,5 cm 675 g
Cebola média, cortada em pedaços 1
Pimento vermelho médio cortado em pedaços 1
Alho picado 2 dente
Polpa de tomate 1 colher de sopa
Mistura de especiarias da Baiano 1 colher de sopa
Farinha 75 g
Caldo de galinha 1 litrp
Feijão frade de lata, escorrido e passado por água 400 g
Azeitonas pretas sem caroço, cortadas grosseiramente 225 g
Coentros em folha Margão 4 colheres de sopa
Moinho Sal do Mediterrâneo Margão 1 colher de chá
Queijo cotija ou romano ralado 2 colheres de sopa

Preparação

1. Para o puré de mandioca, coloque uma panela grande com sal em lume alto até ferver. Adicione a mandioca e deixe regressar à fervura. Junte mais água se necessário para cobrir a mandioca pelo menos 2,5 cm. Reduza o lume para médio e coza durante 30 minutos até que esteja muito macia.
2. Para o tempero baiano misture todos os ingredientes numa taça e reserve.
3. Para o frango com feijão, derreta a manteiga num tacho grande, em lume médio-alto. Junte o frango e aloure, mexendo, durante 5 a 7 minutos ou já a deixar de estar rosado. Junte a cebola, o pimento e o alho; coza, mexendo, durante 5 minutos ou até que os legumes tenham amolecido.
Adicione a polpa de tomate e a mistura de especiarias da Baía. Polvilhe com a farinha e misture bem. Adicione o caldo, o feijão frade e as azeitonas, 3 colheres de sopa de coentros e o sal. Deixe levantar. Reduza para lume brando e coza durante 5 minutos ou até ter engrossado, mexendo com frequência. Espalhe por uma travessa de ir ao forno, coloque-a sobre um tabuleiro e reserve.
4. Escorra bem a mandioca. Retire o centro fibroso de cada legume usando 2 garfos (um para segurar o pedaço de mandioca e outro para retirar o centro fibroso). Com cuidado, elimine todas as outras camadas fibrosas que ainda possam estar presentes. Volte a colocar a mandioca num tacho grande. Adicione ¼ chávena de manteiga amolecida e leite quente. Triture de modo a fazer um puré aderente e com textura. Tempere com sal e pimenta. Espalhe o puré à volta do frago com feijão e polvilhe o queijo cotija sobre o puré de mandioca.
5. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos ou até fervilhar e o queijo ficar de uma tonalidade dourada. Reserve durante 5 minutos antes de servir. Polvilhe com a restante colher de sopa de coentros.

Dicas

Como alternativa ao queijo cotija ou romano rala, use queijo parmesão. Se não conseguir encontrar mandioca experimente usar metade de puré de batata e metade puré de batata-doce. *Este tempero de especiarias muito fácil de preparar e com diversas utilidades é conhecido como tempero baiano, em português do Brasil. Adiciona um toque ácido a muitos pratos saborosos, incluindo marisco, legumes, sopas e guisados.

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.