Em destaque

Creme de avelãs e cacau

Uma deliciosa versão em que o ingrediente principal são as avelãs, sem açúcar refinado e cacau em vez de chocolate e ainda por cima está pronta em dez minutos.

Ingredientes

Avelãs sem a película castanha 1 chávena de chá
Cacau em pó 1/4 de chávena de chá
Óleo de coco 1 colher de sopa
Leite de soja ou outro que prefira 3 a 4 colheres de sopa
Geleia de agave ou mel 3 colheres de sopa
Sal 1/2 colher de chá
Aroma de baunilha 1/2 colher de chá

Preparação

Quem não gosta de Nutella? É cremosa, achocolatada, com um maravilhoso sabor a avelãs a ligar tudo. No entanto, quando olhamos para o rótulo o que vemos é o açúcar como ingrediente principal, seguido de gorduras vegetais (quais?) e só 13% de avelãs.
Se fizermos a nossa Nutella em casa, ou creme de avelãs e cacau (parece-me mais correcto), podemos ter uma deliciosa versão em que o ingrediente principal são as avelãs, sem açúcar refinado e cacau em vez de chocolate e ainda por cima está pronta em dez minutos.

Pique as avelãs durante três a cinco minutos até estarem completamente em pasta. Junte os restantes ingredientes e volte a passar tudo até obter um creme suave e sem grumos. Quanto mais tempo picar, mais suave fica. Verifique se está doce o suficiente e rectifique se necessário. Coloque num frasco e guarde no frigorífico.

Notas: se o creme estiver muito espesso acrescente mais uma ou duas colheres de sopa de leite. Se quiser uma nutella mais doce acrescente mais mel ou geleia de agave. Se não quiser um sabor a cacau tão evidenciado pode reduzir ligeiramente a quantidade. Para tirar a película castanha às avelãs, basta levá-las ao forno num tabuleiro durante 15 minutos e depois esfregá-las com um pano. Sairá facilmente.

Receita da autoria da terapeuta de medicina chinesa e de naturopatia Sara Oliveira. Também autora do blogue "Nem acredito que é saudável".

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.