Em destaque

Compota de abóbora com laranja e gengibre cristalizado

Uma deliciosa receita da bloguer e autora de livros Joana Roque, ideal para saborear com chá e torradas ou para acompanhar uma entrada de requeijão

Ingredientes

Abóbora (já descascada e limpa) 2 kg
Laranjas 2 grandes
Avelãs inteiras 100 g
Gengibre cristalizado 50 g
Açúcar 1,4 kg

Preparação

1. Corte a abóbora em cubos e coloque-a numa panela grande. Junte o açúcar, o gengibre cristalizado bem picadinho e a raspa do vidrado de duas laranjas.

2. Envolva bem o preparado e leve ao lume. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar, até que a abóbora esteja macia.

3. Com a varinha mágica, triture o doce. Junte as avelãs e deixe ferver novamente até que o doce tenha atingido o ponto. Para saber se é o perfeito, deverá testar o creme, colocando um pouco de doce num pires e passando com um dedo. Se abrir uma pequena estrada que não se une de imediato, o doce está no ponto, apresentando uma consistência pastosa e não líquida.

4. Coloque a compota ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e feche-os. Coloque-os depois, virados de cabeça para baixo durante cerca de 30 minutos, de modo a que criem um vácuo natural. Rotule as compotas e guarde num local seco até consumir.

Dicas

Substitua as avelãs por pinhões e uma pitada de canela ao doce antes de o colocar nos frascos.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.