Os queques com 4 ingredientes da nutricionista Ágata Roquete

Esmague uma banana madura. Junte dois ovos e três colheres de sopa de flocos de aveia, e misture bem. Forre um ramequim com papel vegetal. Se fizer em formas pequenas, certifique-se de que cada forma leva uma a duas framboesas (ou outra fruta a gosto).

Adicione no fundo do ramequim as framboesas e deite por cima o preparado. Polvilhe com canela (opcional).

Leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos a 180 °C.

(Fonte: Livro “A Comida dos Miúdos Lá de Casa”)

Os queques com 4 ingredientes de Ágata Roquete

Queques da Chef Rita Nascimento

Com uma vara de arames ou a batedeira elétrica, bata dois ovos com 200 g de açúcar até ficarem espumosos e esbranquiçados. À parte, junte 240 g de farinha tipo 55 sem fermento, uma colher de chá de fermento em pó, 20 g de amido de milho e uma pitada de sal.

Aromatize 100 ml de leite com uma colher de chá de baunilha. Sem bater, misture metade da farinha no preparado de ovos e açúcar, seguida do leite e, por fim, da restante farinha. Derreta 200 g de manteiga, sem deixar que aqueça muito, e envolva-a delicadamente na massa. Leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos.

Unte e enfarinhe forminhas de queques caneladas ou lisas ou use um spray desmoldante, e encha-as até ¾ da capacidade. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C durante 15 a 20 minutos (verifique a cozedura com um palito, que deverá sair seco depois de espetado no centro de um queque).

(Fonte: Livro “Uma Pastelaria em Casa”)

Queques da Chef Rita Nascimento

Bolos de arroz da Chef Rita Nascimento

Bata 150 g de manteiga amolecida com 180 g de açúcar até obter um creme fofo. Junte três ovos e bata para incorporar bem. Acrescente 150 g de farinha tipo 55 sem fermento e 100 g de farinha de arroz, mais uma colher de chá de fermento em pó. Por fim, adicione 100 ml de leite.

Mexa até obter uma massa uniforme. Coloque a massa em aros com cerca de 6 cm de diâmetro por 6 cm de altura, forrados com tiras de papel vegetal ligeiramente mais altas (pode usar rolos de cartão de papel de cozinha cortando-os com as medidas indicadas). Disponha-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Em alternativa use forminhas de queques ou muffns, de papel ou de metal (estas têm de ser untadas).

Encha os aros ou as formas até três quartos da capacidade e polvilhe cada bolinho com meia colher de chá de açúcar. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C durante 15 a 20 minutos.

(Fonte: Livro “Uma Pastelaria em Casa”)

 Bolos de arroz da Chef Rita Nascimento

Bolos de arroz em meia hora do Chef Rui Ribeiro

Pré-aqueça o forno nos 180 ºC. Forre oito aros médios com uma tirinha de papel vegetal. Disponha-os num tabuleiro de forno, liso, forrado com papel vegetal. Reserve.

Bata 100 g de manteiga, previamente amolecida, com 150 g de açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Adicione quatro ovos, um de cada vez, e bata bem.

Adicione 125 g de farinha de arroz e 75 g de farinha de trigo, uma colher de chá de fermento em pó e bata um pouco mais, até obter um creme homogéneo. Divida a massa pelos aros.

Polvilhe com um pouco de açúcar e leve ao forno durante cerca de 20 minutos, ate formarem uma crosta e ficarem dourados. Faça o teste do palito.

Deixe arrefecer ligeiramente antes de remover os aros, com cuidado, para evitar queimaduras.

(Fonte: Blogue “Faz&Come”)

Bolos de arroz em meia hora

Madalenas integrais de nozes do Chef Rui Ribeiro

Ligue o forno nos 175º C. Coloque 75 g de creme culinário e 75 g de açúcar amarelo numa taça e bata até obter um creme. Adicione dois ovos médios e bata mais um pouco.

Adicione uma colher de café de canela em pó, um terço de chávena de nozes picadas, 125 g de farinha integral e uma colher de café de fermento em pó para bolos. Misture bem até obter uma massa homogénea.

Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha ou, então, pulverize com spray desmoldante. Coloque uma colher de sopa da massa em cada cavidade e leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, até que as madalenas fiquem douradas e se forme uma barriguinha no centro.

Retire do forno e desenforme ainda quentes. Polvilhe com açúcar em pó.

(Fonte: Blogue “Faz&Come”)

Madalenas integrais de nozes

Madalenas de queijo fresco do Chef Rui Ribeiro

Ligue o forno nos 175 ºC. Unte uma placa de formas para madalenas ou mini queques com manteiga. Polvilhe com farinha e dê algumas pancadas na bancada da cozinha para descartar o excesso. Reserve.

Bata 40 g de manteiga de vaca amolecida juntamente com um ovo grande. Adicione 125 g de farinha tipo 55, previamente peneirada juntamente com meia colher de chá de fermento em pó para bolos. Envolva.

Adicione 30 ml de leite, um queijinho fresco de alho e salsa, esmigalhado com as mãos. Junte uma pitada de sal se for a seu gosto. Misture. Distribua pelas formas, alise ligeiramente com uma espátula e leve ao forno durante 15 a 20 minutos.

(Fonte: Blogue “Faz&Come”)

Madalenas de queijo fresco

Queques de limão e gengibre

Ligue o forno a 180ºC. Barre pequenas formas de queque com creme vegetal. Lave um limão, corte-o em pedaços e retire-lhe as sementes.

Deite-o no liquidificador, junte 20 g de gengibre fresco, descascado e cortado em pedaços, 150 g de açúcar mascavado, cinco colheres de sopa de azeite, o conteúdo de uma embalagem de iogurte natural e quatro ovos. Bata bem.

Deite 250 g de farinha com fermento para uma tigela, junte 50 g de farinha maisena e misture, junte ao preparado anterior e bata bem até obter uma massa lisa.

Divida-a pelas formas, sem encher demasiado e leve ao forno durante 20 minutos. Verifique a cozedura, retire e deixe arrefecer. Desenforme frio e sirva decorado a gosto.

(Fonte: Teleculinária)

Queques de limão

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.