Estas são sobremesas que, de acordo com a autora, a chef de pastelaria Rita Nascimento, se rendem à “Guliça”, uma mistura entre gula e preguiça. Cinco receitas, traduzidas numa mousse de limão e chocolate branco, num fondant de chocolate, numas areias, nuns bombons crocantes de manteiga de amendoim e numa tarte de amêndoa e limão.

Estará o leitor a questionar com algum ceticismo: “cinco receitas em tão pouco tempo?”. Isso mesmo. Ao longo de vários meses Rita Nascimento desenvolveu e adaptou receitas. Ou seja, não excederem os cinco ingredientes (mais três base: água, sal e fermento), não superarem cinco minutos de execução e limitarem-se ao orçamento de cinco euros.

mousse de limão e chocolate branco

Mousse de limão e chocolate branco

Com a energia e boa disposição que se lhe colam à imagem de marca, Rita dá início à aula. Um arranque para comer à colher, com a mousse de limão e chocolate branco. Regra número um, não complicar. A chefe dá o exemplo. “Numa taça baixa misturem 200 g de chocolate branco e 200 ml de natas. Levem-nos ao micro-ondas a derreter. Não se esqueçam de partir o chocolate aos pedacinhos”, lembra Rita. Em segundos o chocolate derrete, envolve-se nas natas. Com uma colher mexemos até obtermos um creme brilhante. Está quase pronta a mousse. Junta-se agora o leite condensado (uma lata) e o sumo de quatro limões. “Podem congelar uma parte da raspa para utilizar mais tarde”, lembra a chefe de pastelaria. Duas horas de frigorífico e a sobremesa está pronta.

Areias

Deixando a colher para provar às dentadas, Rita Nascimento apresenta-nos umas bolachinhas de manteiga. “Vamos fazer umas areias. São de produção muito simples. Pensem na regra um, dois, três. Ou seja, uma parte de açúcar (100 g), duas artes de manteiga (200 g), três partes de farinha (300 g)”. Basta juntar a manteiga amolecida ao açúcar, adicionar a farinha e as raspas de limão. Uma dica. Para obter as bolinhas de bolacha, basta fazer um rolo com a massa, cortar às fatias e enrolar com as mãos. As areias vão ao forno (180 ºC) entre oito a dez minutos. Ainda quentes, mergulhe-as numa mistura de açúcar e canela.

A arte de preparar cinco sobremesas em 25 minutos

Tarte de amêndoa e limão

Ainda de mão na massa, Rita passa para a tarte de amêndoa e limão. Esqueça a base. Neste caso só vai precisar de fazer o recheio. Tudo muito simples, como explica a Rita: “batam três ovos e o açúcar com uma vara de arames. Não é preciso bater muito. Basta incorporar. Juntem as raspas de amêndoa (200 g) manteiga derretida ( 50 g) e as raspas da casca de um limão.

Levem a uma tarteira forrada com papel vegetal e cozam 25 a 30 minutos no forno pré-aquecido a 180ºC”. Tudo muito simples e com uma vantagem adicional: “sujamos muito pouca louça”. Para obter sabores extra, basta substituir as raspas de limão por raspas de laranja. Para obter uma tarte de amêndoa e maçã cubra a massa com fatias finas de fruta antes de levar ao forno.

A arte de preparar cinco sobremesas em 25 minutos

Bombons crocantes de manteiga de amendoim

Revisitando o chocolate somos convidados a preparar uns bombons crocantes de manteiga de amendoim. A chefe quebra a regra. Não temos cinco ingredientes. A festa faz-se com apenas três: chocolate de leite (200 g), manteiga de amendoim (50 g), arroz tufado (50 g). Basta derreter o chocolate em banho-maria, incluindo a manteiga de amendoim. Já fora do micro-ondas, junta-se o arroz tufado. Envolve-se bem, leva-se a forminhas, ou cuvetes, ou mesmo um tabuleiro. Vai ao frigorífico endurecer e está pronto a servir. Rita deixa uma dica: “experimentem fazer a mesma receita com chocolate negro ou branco. Substituam o arroz tufado por outros cereais crocantes”.

A arte de preparar cinco sobremesas em 25 minutos

Fondant de chocolate

Para encerrar estas receitas expresso, um fondant de chocolate. Rita sublinha uma das ideias deste livro: “são receitas muito simples, com ingredientes que encontramos no frigorífico ou na despensa, mas procuram ter o requinte das sobremesas que encontramos num restaurante”.

É o caso deste fondant. Complicado? Claro que não. Derretemos no micro-ondas 120 g de chocolate aos pedaços e 100 g de manteiga. Junta-se 70 g de açúcar e mexe-se com uma vara de arames. Adiciona-se dois ovos e 70 g de farinha, uma colher de chá de fermento, uma pitada de sal. Verte-se o preparo em tacinhas que suportem por cinco minutos o forno a 200ºC. Está pronto. Uma cobertura crocante e um interior que se desfaz como uma mousse. Excelente.

fondant de chocolate

Em cinco momentos Rita Nascimento dá testemunho destas “receitas à prova de preguiça para gulosos apreçados”. Pode o leitor ir espreitando as doces propostas da chefe no canal que criou no YouTube, o La Dolce Rita.