Couscous de Limão

Numa taça coloque 200 g de couscous (sêmola de trigo douro) e adicione 200 ml de caldo de legumes bem quente (produza-o em casa, fervendo a água com uma cenoura, um talo de alho francês, salsa, uma cebola, dois dentes de alho, cominhos, pimenta do reino e um pouco de sal. Depois de ferver mantenha 30 minutos em lume médio).

Tape e deixe o couscous hidratar por cerca de 10 a 15 minutos. Mexa com um garfo para soltar os grãos e obter uma mistura solta e homogénea.

Quando o couscous estiver pronto tempere com duas colheres de sopa de azeite, o sumo e a raspa de um limão grande.

Retifique de sal se necessário, e junte uma pitada de pimenta.

Junte duas colheres de sopa de coentros picados e duas colheres de sopa de hortelã, também picada. Envolva delicadamente.

(Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)

Couscous de Limão

Telhas de limão e sementes de papoila

Bata seis claras juntamente com 200 g de açúcar em pó até obter um merengue branco, liso brilhante.

Adicione 200 g de farinha de trigo peneirada e envolva com a ajuda de uma espátula.

Adicione 120 g de margarina derretida, seguida do sumo de um limão e de uma colher de sopa de sementes de papoila e envolva bem.

Leve ao frigorífico durante cerca de meia hora.

Unte um tabuleiro com manteiga e disponha aí colheradas do preparado.

Espalhe com as costas de uma colher ou com uma espátula e cozinhe em forno pré-aquecido a 200 ºC durante cinco a oito minutos, até que as extremidades comecem a ficar douradas.

Retire as bolachas do tabuleiro de imediato e dê-lhes a forma, colocando-as sobre o rolo da massa.

Deixe arrefecer e guarde em frascos com fecho hermético.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Telhas de limão e sementes de papoila

Húmus de grão com limão

No copo do robô de cozinha, coloque 400 g de grão cozido e escorrido, dois dentes de alho descascados, três colheres de sopa de Tahini, o sumo de meio limão, meia colher de café de pimenta Caiena moída, meia colher de café de cominhos em pó, uma colher de café de pimentão doce e 20 g de azeite.

Triture durante 40-50 seg/ vel 8, até apresentar uma pasta homogénea. Caso a pasta fique muito espessa adicione um pouco do líquido do grão reservado. Tempere com um pouco de sal.

Retire para um recipiente e reserve no frigorífico.

No momento de servir, enfeite com salsa picada, um fio de azeite e polvilhe com um pouco de pimentão doce.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Húmus de grão com limão

Risoto de limão e hortelã

Colocar seis chávenas de água ao lume com uma colher de chá de sal e deixar ferver. Reservar tapado.

Num tacho colocar três colheres de sopa de azeite e uma cebola picada e levar ao lume até a cebola ficar translúcida.

Adicionar duas chávenas de arroz para risoto e mexer bem até alourar.

Juntar uma chávena de vinho branco e deixar ferver, mexendo sempre, até evaporar.

Misturar duas colheres de sopa de sumo de limão, deixando absorver.

Adicionar, aos poucos, a água com sal, mexendo sempre e deixando a água ser absorvida e o risoto ficar cozido e cremoso.

Apagar o lume e juntar duas colheres de sopa de queijo parmesão, envolvendo. Salpicar com uma colher de sobremesa de raspa de limão e uma colher de sopa de hortelã picada.

Servir de imediato.

(Fonte: Blogue “Ananás e Hortelã”)

Risoto de limão e hortelã

 Risoto de funcho, favas, piripiri e limão com camarão

Corte finamente uma cebola, um talo de aipo e um bolbo de funcho pequeno (reserve alguma rama). Coloque-os uma frigideira grande e profunda em fogo baixo juntamente com uma colher de sopa de azeite, um dente de alho esmagado, uma colher de sopa de flocos de malagueta e uma pitada de sal e cozinhe até ficar macio.

Adicione 150 g de arroz Carolino e cozinhe por dois minutos ou até ficar translúcido. Adicione 100 ml de vinho branco e deixe-o fervilhar.

Junte uma porção de caldo quente de galinha, suficiente para tapar o arroz. Ajuste a intensidade do lume de modo a que o arroz ferva lentamente, mas sem que fique em ponto de ebulição, e deixe que absorva o caldo.

Vá acrescentando caldo aos poucos; quando já não houver líquido à superfície acrescente mais caldo, e volte a repetir sempre que o arroz já tenha absorvido o que acrescentou anteriormente.

Deixe o arroz cozinhar, o que deverá levar cerca de 20 a 30 minutos. Deve mexer constantemente o arroz, só assim este libertará o seu amido, para que no final fique bem cremoso.

Quando o arroz estiver quase pronto junte 100 g de favas descascadas, o sumo de um limão pequeno e 100 g de camarão cozido e descascado, e envolva delicadamente.

Quando o risoto estiver al dente, misture 15 g de queijo parmesão e 10 g de manteiga. Retifique os temperos se necessário.

Cubra e deixe repousar por cinco minutos antes de servir, com um pouco de rama de funcho no topo e mais um pouco de parmesão ralado na altura.

(Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)

Risotto de funcho, favas, piripiri e limão com camarão

Esparguete com Legumes, Pesto e Limão

Coza 250 g de esparguete de acordo com as instruções da embalagem. Adicione uma chávena de flores de brócolos na água a ferver, nos últimos um a dois minutos do cozimento total. Escorra e reserve.

Numa frigideira, salteie uma chávena de cogumelos frescos laminados, junte depois o uma chávena de tomate cereja e dois dentes de alho picado para dourarem também.

Finalmente, junte a massa e os brócolos reservados, assim como uma colher de sopa de pesto e o sumo de meio limão, envolvendo bem todos os ingredientes.

Retire do lume e junte as folhinhas frescas de manjericão.

Sirva de imediato, polvilhado com queijo ralado a seu gosto.

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

Esparguete com legumes, pesto e limão

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.