Abacaxi

A coroa é um bom indicador do estado de amadurecimento desta fruta tropical. Puxe as folhas do abacaxi e, se estas saírem com facilidade, muito provavelmente a fruta já estará excessivamente amadurecida. Apalpando a base da fruta perceberá, também, se está em bom momento para consumo. Deve apresentar-se “tenra”, embora sem ceder excessivamente à pressão dos dedos. O odor do abacaxi deve ser adocicado, não avinagrado.

abacaxi

Abacate

Entrou na nossa rotina de consumo. Comece por lhe tomar a cor, que pode ir do verde vivo ao quase negro. Logo, interesse-se pelo brilho da casca, um bom indicador do bom estado de amadurecimento desta fruta. Evite abacates com manchas escuras e/ou orifícios. Prefira, para uso imediato, abacates que, quando pressionados com a palma da mão, cedem ligeiramente. Caso vá usar o abacate volvidos alguns dias, prefira-os mais rijos. Um bom método para avaliar o amadurecimento do abacate é extrair-lhe o pedúnculo. Se a base deste for verde, terá de aguardar pelo amadurecimento. Uma base amarela, pode consumir o abacate de imediato. Escura, esqueça-o, já passou o estado ideal de consumo. Finalmente, aplique a técnica do chocalho. Ou seja, agite o abacate. Se pressentir o caroço a bater na polpa, provavelmente o abacate está bom para consumo imediato.

10 alimentos para uma pele mais bonita e nutrida

Ameixa

Há as de diferentes cores, do grená ao amarelo e mesmo arroxeadas. Certifique-se que a pele está lisa e uniforme. Toque-lhes levemente. Devem ceder levemente à pressão da palma da mão, sem que estejam moles. Cheire-as. Vai-lhes perceber, quando em bom momento para consumo, um odor adocicado.

ameixa

Banana

No caso das bananas, as manchas escuras de amadurecimento são um bom sinal para não adquirir a fruta. Opte por bananas levemente verdes. O amadurecimento desta fruta tropical dá-se rapidamente. Volvidas 24 horas, verá como as bananas adquiridas levemente verdes se encontram com um bonito tom amarelo.

Descasca a banana pelo extremo certo? Talvez não, assim como outros alimentos
créditos: Lifestyle

Cereja

Opte pelas que apresentam uma pele lisa e brilhante. Desmereça as de pele enrugada e pontos de amadurecimento. Cheire-as. Devem de possuir um aroma adocicado. Os talos devem de apresentar uma tonalidade verde.

Fundão: Um mês recheado de saborosas iniciativas para celebrar mais uma campanha da cereja
créditos: Lifestyle

Coco

Quando secos, os cocos mais pesados possuem mais polpa. Pode, também, recorrer ao seguinte expediente: Bata no fruto com uma moeda. Se o resultado for um som oco, o coco em questão não será uma boa escolha.

O coco e a sua incrível e saborosa epopeia de navegador

Laranja

Opte pelos exemplares de casca lisa e tome-lhes o peso. Laranja de bom peso é, normalmente, sinónimo de fruta de bom sumo. Avalie a consistência da casca da laranja, rejeitando as que apresentem manchas de amadurecimento.

Quem gosta de laranjas tem de passar este janeiro no blogue “Intrusa na Cozinha”

Manga

Não pressione a fruta com os dedos, irá “magoá-la” e criará manchas. Antes, pressione, ligeiramente, a manga com a palma da mão. Se a sentir ligeiramente mole, estará num bom ponto de amadurecimento. Cheire-a, deve apresentar um odor adocicado, nunca a “verde”.

manga
mango

Maçã

Independentemente da variedade, verifique a consistência na casca da maçã. Deve apresentar-se sem manchas de amadurecimento. Pressione a fruta ligeiramente entre a palma da mão e o polegar. Se sentir um estalido, a maçã está em bom estado para consumo. Naturalmente, deve incluir nas suas compras a maçã testada. O ponto que pressionou tenderá a amadurecer e não vai querer que o consumidor que se lhe segue encontre a maçã com um ponto de amadurecimento.

Maçã e morango são frutos? Um

Melancia

À vista, a melancia deve apresentar uma superfície regular e simétrica. Desconfie das de casca com irregularidades. Terão estado expostas a luz e águas irregulares na fase de crescimento. Procure uma mancha amarelada na melancia. Corresponde à superfície que esteve em contacto com o solo. Quanto mais amarelado for o tom, melhor o amadurecimento. Tome, também, o peso à melancia. Compare duas de igual tamanho e opte pela mais pesada. Terá mais água e suculência.

Frutas e legumes a consumir em setembro
créditos: Vladimir Karpenyuk

Melão

Temo-lo de diferentes tonalidades, do amarelo vivo ao verde intenso. Pressionar o “umbigo” do melão, ou seja, o extremo oposto ao da haste, é um bom indicador de amadurecimento. Deve ceder à pressão ligeira dos dedos. Cheire a fruta que deve apresentar um odor adocicado. Desmereça melões com manchas de humidade ou com casca amolecida. Pode, ainda, sacudi-lo ligeiramente. Se ouvir, no seu interior, o chocalhar das sementes, terá, provavelmente, um bom melão em mãos.

 11 alimentos com calorias negativas para perder peso

Meloa

Pressione levemente o topo ou base com a palma da mão. Se ceder ligeiramente está madura. Tome-lhe o peso. Deve senti-la pesada e densa. Certifique-se que a casca não apresenta manchas de amadurecimento (comparáveis a nódoas negras na fruta). Cheire a meloa, deve sentir-lhe um aroma adocicado. Contudo, se o odor for muito adocicado e à pressão a meloa se apresentar mole, rejeite-a, estará a entrar em processo de apodrecimento.

Meloa

Morango

Desmereça morangos que não apresentem um vermelho vivaz. Rejeite os que apresentam a polpa junto ao pedúnculo levemente verde ou esbranquiçada. Cheire-os. Quando em bom momento para o consumo o morango tem um inconfundível odor doce. Morango sem este odor não merece conhecer o nosso carrinho de compras.

Maçã e morango são frutos? Um

Pêssego

No caso desta fruta só há duas cores admissíveis, o vermelho, onde apanhou sol e, consequentemente, mais amadurecida, e o amarelo, a parte da fruta que cresceu na árvore protegida do astro-rei. Tal como na demais fruta, tome-lhe o odor. Terá de ser maduro, adocicado. Desmereça pêssegos com cheiro a “verde” e com manchas da mesma cora junto ao pedúnculo.

pêssego

Pera

Evite-as com manchas de amadurecimento, semelhantes a nódoas-negras. Prefira as peras levemente verdes pois irão amadurecer rapidamente na fruteira, atingindo o ponto ótimo para consumo. Um outro expediente para perceber o estado de amadurecimento da pera é puxar-lhe o pedúnculo. Se não oferecer resistência e se soltar da fruta, rejeite-a, estará mole e pouco interessante (pode, contudo, aproveitar estas peras para, por exemplo, um puré).

pera

Quivi

Ao toque, a pele deve apresentar-se suave a aveludada. Desmereça os quivis com a pele enrugada (perderam muita água e nutrientes). Prescinda dos quivis com manchas escuras e moles ao toque. Cheire o quivi. Quando no ponto certo de amadurecimento e consumo apresenta um agradável aroma cítrico.

O super vitamínico quivi é o ingrediente do mês no blogue “Intrusa na Cozinha”

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.