Na primeira edição do Brazil iOOC - International Olive Oil Competition, em São Paulo, evento de caráter mundial para eleição dos melhores azeites, destacou-se um azeite nacional. O Quinta do Portal Azeite Virgem Extra Premium arrebatou o primeiro lugar entre perto de cem azeites de diferentes países a concurso.

Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Itália, Líbano e Peru disputaram entre 14 e 16 de agosto os prémios a concurso. No final da competição o azeite português do produtor duriense ganhou as preferências do júri, constituído por personalidades portuguesas e brasileiras.

Ainda na lista dos dez melhores classificados figura um outro azeite português, o transmontano Mont ́Alverne, na décima posição, assim como outras referências nacionais que conquistaram medalhas de ouro, de prata e de bronze. Pode conferir a lista de todos os premiados aqui.

Azeite português vence competição internacional no Brasil

Quanto ao vencedor, trata-se, de acordo com o produtor, “de um azeite Virgem Extra obtido de azeitonas [Madural (40%); Cordovil (30%); Verdeal (20%); Cobrançosa (10%)]. provenientes dos tradicionais olivais de bordadura de quatro das nossas Quintas onde produzimos uvas, também elas em regime de produção integrada”. Nas notas de prova assume-se como um “azeite complexo, medianamente frutado de azeitonas fundamentalmente maduras, com notas marcadas de verde folha de oliveira, erva fresca e frutos frescos, nomeadamente banana, ligeiramente amargo e picante, com um final de boca persistente”, ainda de acordo com o produtor duriense.

Um azeite que chega ao mercado a um preço de 12,50 euros (garrafa de 50 cl). Foram produzidas 1800 garrafas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.