Antes de começar, prepare o cultivo

Antes de proporcionar uma segunda vida aos seus vegetais caseiros leia as dicas que deixamos. Isto para garantir um bom cultivo aquático: verifique a água regularmente. Use um recipiente do tamanho correto para cada cultivo, tendo em conta a dimensão espectável de crescimento de cada alimento. Por exemplo, a cebola e pode crescer em copos altos e estreitos, enquanto a alface e o aipo pedem recipientes rasos.

Use recipientes reciclados: frascos de vidro, pequenos vasos, tigelas de armazenamento, copos que já não usa. E, não se esqueça, garanta luz aos seus rebentos. Mantenha-os próximo de uma janela, mas sem incidência direta dos raios solares.

Antes de começar, prepare o cultivo

Alface

Corte a parte inferior de uma alface e coloque-a numa tigela com água. Em três dias, verá o crescimento a partir do centro. Em duas semanas terá uma nova alface, embora mais pequena do que a original.

Alface

Aipo

Corte o talo de aipo a 5 cm da parte inferior e coloque-o numa pequena tigela com água. Três a quatro dias depois o crescimento no centro será percetível. Pode levar algum tempo para um talo crescer, mas poderá usar as folhinhas do crescimento central para dar sabor aos cozinhados.

Aipo

Alho

Os dentes de alho que crescem, produzem uma rama verde que poderá ser usada no tempero de saladas e batatas assadas. Coloque um dente num pequeno copo com água, não o cubra totalmente. Poucos dias depois surgirão as raízes e, mais tarde, a rama.

Alho

Cebola

Tendo uma metade de cebola, coloque dentro de um recipiente médio de água, o extremo do vegetal que contém as raízes (a "penugem"). Não submerja a cebola, cubra de água só até metade da porção cortada. Aos poucos crescerá a raiz e, findas duas semanas, terá rebentos novos no topo. Use-os como se fossem cebolinho, cortando essa rama para temperar pratos.

Cebola

Cebolinho

Coloque a parte inferior do cebolinho, com as raízes intactas, num copo com água. Rapidamente crescerá e poderá usar para temperar saladas e outros pratos.

Cebolinho

Ramas de cenoura

Replante a cenoura colocando o seu topo superior numa tigela rasa de água. Não vai crescer novamente uma cenoura, mas sim a sua rama que sendo muito nutritiva e saborosa pode ser usada em saladas.

Ramas de cenoura

Funcho

Corte 2,5 cm da parte inferior de uma cabeça de funcho, para que as raízes fiquem intactas. Coloque numa tigela pequena de água.

Funcho

Alho francês

Corte 5 a 7,5 cm da parte inferior do talo de alho francês e coloque-o num copo com água. O centro da planta começará a crescer.

Alho francês

Couve pak-choi

Corte a parte inferior do caule e coloque-a numa tigela pequena com água. Os sinais de crescimento, na parte central do vegetal, surgirão após um ou dois dias. A couve Pak-choi pode crescer substancialmente em menos de uma semana.

Couve Pak-choi

Repolho

Despeje um pouco de água numa tigela rasa e coloque a raiz do repolho. Em poucos dias verá no centro do repolho eclodir novas folhas. Estas são muito saborosas. Use-as, por exemplo, numa sopa ou num refogado de vegetais.

Repolho

Dicas para criar uma horta caseira a partir dos caules dos vegetais

Há, ainda, outros vegetais, que após crescimento inicial em água podem ser transferidos para a terra e ser colhidos para consumo: manjericão, beterraba, coentros, gengibre, erva-cidreira, hortelã, cogumelos, alecrim, nabos.

Dicas para criar uma horta caseira a partir dos caules dos vegetais

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.