Comecemos pelo combustível para o grelhado perfeito, o carvão

Certos modelos de grelhadores trabalham com gás butano, mas o mais comum (e, convenhamos com melhores resultados no sabor dos alimentos) continua a ser o de carvão. Pode usar carvão vegetal normal ou carvão próprio para churrascos (só arde quando a combustão está no fim, permite cozinhar melhor os alimentos).

Para acender com mais facilidade, pode usar pastilhas de combustível sólido que se acendem com um fósforo. Umas pinhas bem secas também são excelentes para iniciar o fogo. Tenha sempre muito cuidados para evitar queimaduras e vigie especialmente as crianças.

O Grelhador

Existe em diferentes modelos, tamanhos e materiais, desde o ferro fundido, à chapa de metal ou aço. Os mais simples têm apenas uma base para o fogo e uma grelha para os alimentos, mas há modelos mais sofisticados, que dispõem de eixo giratório e grelha ajustável em altura; canais para escorrer os sucos e gorduras (recolhidos num depósito à parte); coberturas e proteções laterais contra o vento e até com iluminação elétrica para cozinhar à noite.

Para um bom calor, bons acessórios

A oferta é muita: Fole, atiçador, pinças, faca comprida e afiada, colher e garfo de cabo comprido, luvas isoladoras, pincel para untar com gordura, escova para escamar o peixe e espetos de metal.

Muito importante, a limpeza final

No final do grelhado, deve limpar completamente as grelhas de resíduos de comida. Se estiver em acampamentos, pode arear com areia fina.

A arte do churrasco de verão. Dicas e segredos

Como cozinhar?

As chamas nunca devem tocar diretamente nos alimentos. Aguarde que a chama baixe e só quando o carvão estiver quente, mas sem chama, é que deve colocar os alimentos.

A grelha deverá estar próxima das brasas no início da confeção, para que o alimento asse rapidamente sem perder nutrientes e os sucos essenciais. Vá afastando a grelha gradualmente, para que o calor cozinhe o interior dos alimentos até ao ponto ideal.

Acompanhamentos

Batatas, maçarocas de milho, pimentos e tomates funcionam bem com a técnica do papelote, também muito usada em assados no forno. Basta untar bem os produtos, embrulhá-los em folha de alumínio e colocar sobre a grelha pré-aquecida.

Carnes

Ficam melhor se forem marinadas previamente.

Frango

Achatar a peça de carne e cortar em pedaços, untar com azeite, temperar com sal e ervas aromáticas.

Peixes

Quando inteiros, devem ser limpos e lavados previamente, mas escamados só após serem cozinhados. Postas grandes como atum, espadarte, etc. basta temperar e grelhar.

Marisco

As lagostas e lavagantes devem ser escaldadas previamente e cortadas em comprimento; as gambas e lagostins podem ser untados com azeite, temperados com sal e grelhados inteiros. Quanto aos mais pequenos, como amêijoas, berbigão ou conquilhas, a regra é serem lavados, regados com sumo de limão e grelhados inteiros.