Folhadinhos de queijo com compota de abóbora e nozes

Estenda quatro folhas de massa filo, pincele-as ligeiramente com um pouco da manteiga derretida e dobre-as ao meio. Corte às rodelas 200 g de queijo de cabra em rolo e distribua-as pelas folhas.

Por cima do queijo de cada conjunto, disponha uma colher de sopa de compota de abóbora e uma colher de sopa de noz picada.

Por fim, tempere com uma pitada de sal e pimenta e polvilhe com poejo em folha picado. Pincele o bordo das folhas com manteiga derretida e feche-as em formato de almofadinha.

Leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, por cerca de sete minutos.

(Fonte: Teleculinária)

Folhadinhos de queijo com compota de abóbora e nozes:

Muffins de queijo, ovos e legumes com menos de 100 calorias

Pré-aqueça o forno a 190 ºC. Unte muito bem uma forma de 12 muffins; se não tiver, use formas individuais. É muito importante que as formas fiquem bem untadas. Numa taça grande, junte 75 g de cenouras descascadas, 90 g de pimentos cortados em pequenos cubos, 50 g de alho-francês picado e 90 g de milho congelado. Agite para os misturar bem. Coloque cerca de três colheres de sopa da mistura de legumes em cada forma de muffin ou o suficiente para encher cerca de 2/3 das formas.

Reserve.

Num copo de medida, parta oito ovos e bata-os. Junte sal e pimenta e volte a batê-los. Coloque entre duas a três colheres de sopa de ovo em cada forma. Finalize com uma colher de sopa bem cheia de queijo da ilha ralado.

Leve ao forno entre 18 e 20 minutos ou até os muffins ficarem com um aspeto ligeiramente dourado. Vão crescer no forno mas vão baixar depois de arrefecerem. Espere dez minutos antes de os retirar das formas.

Use uma faca pequena para ajudar a soltar os muffins e retire-os com uma colher. Depois desta receita, fiquei fã número um de muffins light.

(Fonte: Livro “As Escolhas do Casal Mistério”)

Muffins de queijo, ovos e legumes com menos de 100 calorias

Folhadinhos de queijo de cabra com mel e tomilho

Dobre quatro folhas de massa filo ao meio e pincele-as ligeiramente por dentro com creme vegetal derretido. Corte meio rolo de queijo de cabra em quatro rodelas e disponha uma sobre cada folha.

Polvilhe com uma pitada de tomilho picado, enrole, pressione as extremidades para colarem e polvilhe com sementes de sésamo.

Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC até ficar douradinho.

Retire, regue com o mel e sirva decorado a gosto.

(Fonte: Teleculinária)

Folhadinhos de queijo de cabra com mel e tomilho:

Cheese Pops de queijo amanteigado com presunto

Numa frigideira salteie, num pouco de azeite e em lume médio, 120 g de cubos de presunto até ficarem estaladiços. Reserve os cubos de presunto em papel absorvente para extrair o excesso de gordura.

Molde bolinhas de queijo amanteigado e passe-as nos cubinhos de presunto e uma colher de sopa de cebolinho picado.

Pode utilizar outros ingredientes, como frutos secos.

(Fonte: Queijos Santiago)

Cheese Pops de queijo amanteigado com presunto:

Folhados de marmelada e queijo de cabra

Estenda uma placa de massa folhada até obter um retângulo grande. Com a ajuda de um cortador de fatias de piza divida em 20 retângulos mais pequenos com tamanhos semelhantes.

No centro de cada retângulo, coloque uma colher de sobremesa de marmelada e por cima uma fatia de queijo de cabra.

Finalize, introduzindo os pauzinhos (podem ser aqueles utilizados para os gelados). De seguida basta tapar com o outro retângulo e fechar com ajuda de um garfo, pincelar com gema de ovo ou azeite e levar ao forno aproximadamente 30 minutos a 180 ºC.

(Fonte: Blogue “Marmita”)