1. Se quiser fritar batatas, coloque-as, já cortadas, por meia hora no congelador. Assim, elas ficarão secas e macias, depois de fritas.

2. Para salgar as batatas fritas de modo uniforme, coloque-as dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois sacuda por alguns segundos.

3. Se quiser assar no forno batatas com casca, besunte-as, antes, com um pouco de manteiga. Elas ficarão com a casca intacta e mais saborosas.

4. Se a disponibilidade de tempo para assar as batatas for pouca, coza-as primeiro em água temperada de sal, durante dez minutos. Depois, é só levá-las a forno quente, a 200 ºC. Verá que reduz consideravelmente o tempo do assado.

5. Se quer cozer as batatas, junte na água da cozedura algumas gotas de limão ou de vinagre. As batatas não vão escurecer ao longo da cozedura.

6. Um puré de batata ficará mais saboroso se lhe acrescentar, no final, uma clara batida em castelo firme.

Batata: 12 dicas para bem tratar à mesa esta rainha nascida na América do Sul

7. O puré também fica melhor se lhe juntar uma colher de chá de fermento em pó. Bata bem leve e leve ao forno, por alguns minutos.

8. Não deite fora as cascas da batata. Lave-as bem, enxugue-as, frite-as em óleo quente. Tempera-as de sal e sirva-as como aperitivo.

9. Convém conservar as batatas em lugares frescos, embora com temperaturas não inferiores a 6 ºC.

10. O excesso de luz, ou a sua total ausência, propiciam a germinação das batatas, há portanto que evitar essas circunstâncias no lar.

11. O tipo de cozinhado que melhor conserva os nutrientes da batata é o cozimento ao vapor. Neste caso, não retire a casca ao tubérculo. Lave-o bem, em água corrente, antes de o cozer.

12. No momento de descascar as batatas, há que ter em conta que a maior parte das suas proteínas se encontram junto à casca. Desta forma, evite desperdiçá-la com o corte.