Assado no forno, é uma aposta segura. As coxas de frango fritas, assadas ou grelhadas também são uma alternativa com provas dadas. O problema é que não pode andar sempre a comer a mesma coisa. Esta é uma das carnes mais apreciadas pelos portugueses e também uma das mais saudáveis. Em propostas mais simples para dias mais apressados ou em versões com um ligeiro toque de sofisticação, são muitas as formas de a confecionar e saborear, como é o caso das que lhe apresentamos de seguida.

1. Frango com legumes e espuma à chef

Uma deliciosa e tentadora sugestão do chef Chakall, um prestigiado cozinheiro argentino que elegeu Portugal para viver e para abrir alguns dos seus negócios. Económica, muito versátil e fácil de preparar em casa, é ideal para quem se preocupa com a saúde e/ou anda a tentar perder peso. Também a pode preparar com carne de peru, se preferir.

Frango com legumes e espuma à chef
Frango com legumes e espuma à chef
Ver receita completa

2. Nuggets de frango no forno com leite de soja e limão

Os mais pequenos não lhes resistem e os mais crescidos também vão ter essa dificuldade. Ainda quentes ou mornos, podem ser consumidos à refeição, acompanhados de uma salada e/ou de um prato de arroz, batatas fritas ou massa. Frios, são perfeitos para piqueniques, para levar na marmita para o trabalho ou para saborear fora de casa.

3. Peito de frango com molho de chocolate e vinho do Porto

Os portugueses não têm o hábito de utilizar cacau na preparação de receitas salgadas mas nalguns países da América Latina, como o México, de onde é originária esta receita, há muito que o fazem. Esta é uma forma originalmente diferente de saborear uma das carnes mais saudáveis e nutritivas e vai seguramente surpreender toda a família.

4. Piza de frango com base de beringela e rúcula selvagem

É uma das especialidades italianas mais apreciadas em todo o planeta e encontra-a aqui numa versão nutricionalmente mais benéfica. Uma receita para toda a família que foi reinventada por Patrícia Segadães, nutricionista. Uma proposta verdadeiramente original, mais saudável e nutritiva. Pode prepará-la com massa de piza de compra.

5. Espetadas de frango satay com couve salteada, alho e gengibre

Em muitos países asiáticos, são inúmeras as bancas de comida de rua que as exibem e comercializam mas, se não é pessoa de arriscar, o melhor é confecioná-las no conforto de sua casa. Esta é uma forma nutritiva e originalmente deliciosa de saborear a carne desta ave em churrasco. Do que é que está à espera para ir já a correr ligar o grelhador?

6. Peito de frango recheado com requeijão e manjericão em molho de tomate

Uma receita perfeita para todos os dias em que lhe apetece um prato saboroso mas fácil de preparar e simples de confecionar. À carne de frango, junta-se aqui a textura cremosa do requeijão, finalizando com um toque da cozinha italiana. Uma proposta de Joana Roque, a criadora do blogue As Minhas Receitas, colaboradora da revista Jardins.

7. Quiche de frango e bacon com cebolinho

Para além de ser uma forma original e saborosa de reaproveitar os restos desta carne de ave, que muitos apreciam, constitui também uma refeição deliciosa, se a servir com uma salada de alface, rúcula e/ou tomate. Se preferir, também pode juntar 60 gramas de miolo de noz e/ou avelã picado ao recheio quando misturar os ovos com as natas.

8. Chow mein de frango e acelgas com vinho do Porto

É um apreciador da gastronomia tradicional chinesa? Então vai gostar de experimentar esta receita! Joana Roque, blogger, autora de livros de culinária e colaboradora regular da revista Jardins, revisita uma popular especialidade da cozinha asiática, que surge aqui numa versão renovada, exótica e (muito) nutritiva. É de provar, comer e babar por mais.

9. Peito de frango crocante com molho de iogurte

Uma forma original de saborear e de se deliciar com aquela que é uma das carnes mais apreciadas em todo o mundo numa receita com um toque de Margarida Magalhães, a fundadora do projeto digital Cooking&Margarida.com. Para obter um prato com um travo cítrico (ainda) mais acentuado, substitua o limão por lima ou até por toranja.

10. Salteado de peito de frango com couves-de-bruxelas e grão

Sem ideias para o jantar de amanhã ou para o almoço do dia seguinte? Deixamos-lhe uma proposta muito tentadora que tem vegetais e carne branca magra como ingredientes principais e que se confeciona em menos de nada. Pode acompanhar este prato com arroz branco, com esparregado ou com batata cozida. Experimente e bom proveito!

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.