A alimentação, nas suas diversas dimensões, do campo até à mesa, é um dos temas mais fotografados na atualidade. Da beleza de um prato de chefe de cozinha, às sempre problemáticas políticas alimentares e o delicado equilíbrio dos ecossistemas, este é um mundo com tanto de diverso e controverso. Não se fica indiferente à fome, ela também é uma vertente da questão alimentar; como também um vegano não se mostra impassível face às imagens de um animal abatido, ou desmanchado num matadouro.

A informação, publicidade, o design, o trabalho de campo de investigadores, entre muitas outras áreas suscitam, anualmente, milhões de imagens tendo como mote a alimentação. Um dos prémios de fotografia mais celebrados denomina-se “Pink Lady Food Photographer of the Year”. Nele participam fotógrafos amadores e profissionais, de todos os quadrantes do planeta.

Uma competição que este 2019 acolheu dezenas de milhares de fotografias, provenientes de centenas de criadores mundo fora. Numa altura em que foram conhecidas as imagens selecionadas nas diferentes categorias, interessa espreitar para algumas delas. Dentro de poucas semanas ficaremos a conhecer os vencedores.

Isto num concurso britânico que acresce uma forte visibilidade aos trabalhos vencedores.

Entre os membros do júri destes prémios Pink Lady Food Photographer of the Year estão dois dos mais conceituados fotógrafos do chefe de cozinha Jamie Oliver. David Loftus e Nigel Atherton têm a responsabilidade de avaliar a capacidade técnica dos fotógrafos profissionais e amadores a concurso, assim como a originalidade, sentido estético e sensibilidade na abordagem.

A competição está aberta em mais de vinte categorias, cobrindo um leque muito diverso de questões: Alerta para a questão da sustentabilidade alimentar, acesso das populações à comida, tradição alimentar, políticas para a alimentação.

O concurso também está aberto a candidaturas de menores de 18 anos, contando com diversos escalões de idade, inclusivamente para jovens prodígios da fotografia com menos de dez anos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.