Este foi o tema da conversa “Para além da imagem no espelho”, organizada por Nataly Soares, que, esta sexta-feira, reuniu cerca de 30 mulheres no Centro Cultural do Mindelo para ouvir testemunhos da professora Patrícia Silva, da psicóloga Rosy Varela, da nutricionista Milene Lima e da própria idealizadora do projecto.

Em declarações à Inforpress, a idealizadora do projecto afirmou que “Para além da imagem no espelho” foi pensado para chamar a atenção das pessoas para necessidade de se olharem para além daquilo que vêem no espelho.

“Hoje em dia vivemos num mundo extremamente visual em que todos têm que ser catalogados de uma forma ou de outra, mas na verdade nós não somos só um corpo ou uma carcaça. O que efectivamente interessa é aquilo que temos dentro de nós”, frisou Nataly Soares.

A ideia, defendeu, é mostrar que a pessoa “só consegue ser efectivamente feliz a partir do momento em que conseguir amar a sua essência”. A partir daí “o seu exterior ganha forma”, acrescentou a mesma fonte, para quem a pessoa tem que se aceitar tal como ela é, antes dos outros.

Segundo Nataly Soares, este projecto, que nasceu da sua própria experiência devido a “constrangimentos com o seu corpo” por ser “acima do peso considerado ideal”, começou a ser implementado na cidade da Praia.

Na Praia, desenvolvem rodas temáticas com adolescentes nos liceus sobre bullying, construção de auto-estima, formas de como ajudar e comportar-se perante os colegas que têm problemas com o corpo. Também há sessões para pessoas mais adultas.

Apesar disso, explicou que o projecto é desenvolvido nas duas vertentes Diva By Plus Size Life para as mulheres, e Divo By Plus Size Life, para os homens, apesar de reconhecer que” a classe masculina tem sido mais tímida”, porque “confessam os seus problemas mas não gostam de se expor”.

Para além da Praia e de São Vicente, a jovem afirmou que perspectiva levar o projecto a todas as ilhas de Cabo Verde, apesar dos constrangimentos para desenvolver as suas acções por ser um projecto que vive das contribuições dos participantes e de outras pessoas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.