O estilista Armando Neves, de nome artístico Tunga Né, faleceu no passado dia 1 de janeiro na cidade da Praia. O corpo sem vida do estilista foi encontrado na zona da Cidadela, nas imediações do local onde decorreu uma festa privada onde o estilista terá estado durante a passagem de Ano.

As causas da morte do estilista ainda não são conhecidas e segundo o jornal online Santiago Magazine “as autoridades policiais e judiciais já tomaram conta do caso, e o corpo de Tunga Né vai ser submetido à autopsia para se apurar o que terá acontecido”.

A residir em Cabo Verde desde 2014, Tunga Né nasceu em Luanda e era filho de pai angolano e mãe cabo-verdiana. Viveu em Angola até perto dos seus 21 anos, para em 1999 emigrar para a Europa – primeiro Portugal e depois Holanda, país onde residiu até resolver fixar residência em Cabo Verde. Foi também na Holanda que teve a oportunidade de estudar moda se especializou em desenho, corte e costura.

Assim, em 2011 fundou a "A Casa do Tunga", projeto especializado em vestuário masculino.

A partir de 2014, fixou residência em Cabo Verde e no ano seguinte, apresentou as suas criações ao público cabo-verdiano no âmbito da Vaiss Fashion Day e desde essa altura continuou a trabalhar na cidade da Praia.

Numa entrevista ao SAPO nesse ano, afirmava que “com o negócio da roupa e comida nunca morres de fome porque as pessoas precisam sempre de roupa para vestir e de comer”.

Ambicioso, Tunga Né dizia que não queria ficar-se apenas pelo mercado cabo-verdiano. “A minha ideia não é ficar por aqui, é dominar todos os PALOP, ter lá a minha marca a vender”.

Numa nota de pesar partilhada nas redes sociais do ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o ministro da tutela, Abraão Vicente, já lamentou “o desaparecimento físico do estilista Tunga Né e reconheceu o contributo que o mesmo vinha dando ao setor da moda em Cabo Verde”.

O  enterro do estilista acontece no dia 4, quinta-feira, pelas 9h30 da manhã, e a missa de corpo presente será rezada na capela do cemitério de Achada São Filipe.

Confira a galeria com as criações do estilista: