Uma das piores coisas que pode acontecer a uma mulher é ser enganada nas suas compras. Isso acontece com muita frequência na compra de produtos de maquilhagem, muitas vezes a acreditar que são produtos originais. Os que são falsificados normalmente não passam por nenhum tipo de avaliação de qualidade logo, fica-se sem saber se o produto é sequer adequado para uso (se possui substâncias tóxicas ou se foi produzido de forma higiénica), podendo por a sua saúde em risco. Apesar de existirem várias 'lojas falsas' a venderem produtos falsificados, existem dicas que podem ajudá-la a perceber se está a ser enganada ou não.

Escolha bem onde comprar o produto

É preciso saber bem onde comprar o produto pretendido. Primeiro, deve tentar visitar o site oficial do produto e verificar quais são os revendedores autorizados da marca (em lojas físicas e virtuais).
Uma pista de que está a ser enganada, é se o produto que está a ser vendido está misturado com produtos de casa e papelaria. Grandes marcas não vendem os seus produtos em lugares desorganizados ou em lojas de bairro.
Quanto às lojas virtuais que não estão na lista do site oficial da marca, pesquise na internet a sua reputação. Caso a loja tenha certificação é sinal de que é de confiança.
Veja nas redes sociais os feedbacks de clientes e perceba se a página é muito ativa e se tem um bom atendimento ao cliente. No caso disso acontecer, há grandes hipóteses de o produto ser verdadeiro. Sites como o OLX, em que servem de intermediário entre o vendedor e o comprador, são para ter em atenção. Se quiser comprar aí, certifique-se de que as fotos que publicam são verdadeiras e perceba bem a política de devolução, caso perceba que é falso e precise de devolver.

Perceba se o preço do produto está de acordo com a sua qualidade

Normalmente maquilhagens e cosméticos de maior qualidade são caros. Logo, se o produto for barato demais normalmente significa que não é verdadeiro. Se for verdadeiro significa que pode estar fora de prazo, o que pode também prejudicar a sua pele. A dica é verificar o preço no site oficial e ter em mente de que os descontos que podem acontecer, normalmente são de 20%, alguns chegam até aos 40% e não mais do que isso.

Observe a embalagem

Existem falsificações que em termos de embalagens são muito óbvias. Mas cada vez mais, existem falsificações muito parecidas com a aparência original das embalagens e por isso devem ser cuidadosamente analisadas. Normalmente nota-se que é falsificado através do material usado, pois nunca é tão sofisticado e nobre quanto o original. Vá ao site oficial para poder ter como referência na hora da comparação. Preste atenção ao tamanho, cor, fonte e tamanho das letras da embalagem.

Verifique as informações de fabricação que estão na embalagem

Primeiro verifique o código de barras. Os 3 primeiros dígitos representam o país onde o código foi emitido. Desconfie se esses números não representam nenhum país ou se o país apresentado não coincide com o de fabricação apresentado na embalagem. Tais informações podem indicar de que é falso. Procure também informações como o lote, o número de série e a data de validade.
Outra dica é perceber se o produto dessa marca normalmente vem identificado com o número, nome ou ambos no produto. Se perceber que a marca normalmente identifica o produto por uma destas maneiras, mas que o produto que está a pensar em comprar não o faz, então é provável que seja falsificado.

Examine as tonalidades do produto

Dificilmente existem falsificações com as cores e tons fiéis ao original. Ao visitar o site, veja se a cor pretendida está realmente disponível e se não está a ser enganada. Preste também atenção ao brilho nos produtos. Se pediu algo opaco e estão a vender algo com brilho, é porque algo está errado.

Avalie o odor e consistência do produto

Algumas marcas têm um cheiro caraterístico que nem mesmo as falsificações conseguem imitar. Caso não conheça o cheiro original do produto, leve em consideração de que à partida não deve cheirar mal. Por exemplo, se um batom cheira a cera ou se a sombra esfarelar com muita facilidade, desconfie e observe os outros sinais para perceber se é uma falsificação ou não.

Veja a qualidade dos aplicadores que acompanham o produto

Mesmo que a embalagem em si seja muito semelhante à original, às vezes consegue-se reconhecer a imitação através dos pincéis ou outros aplicadores incluídos. Compare a forma, a cor e a qualidade desse produto com o que é apresentado no site oficial. Outra dica é sentir a qualidade do material, por exemplo, o tipo de cerdas (se desprendem facilmente ou se são firmes). Normalmente pincéis com cerdas parecidas às de escova de dentes e os que têm tamanhos muito irregulares sem explicação, são alerta para desconfiar.

Teste o produto antes de comprar

A maneira mais fácil de perceber se são originais é testá-los você mesma. Muitas vezes é na própria textura que se descobre que é falso. Se a loja não tiver produtos de teste disponíveis desconfie, pois grandes marcas costumam levar em consideração essa questão. É uma maneira de demonstrarem a qualidade da marca.