Reduziu os desvarios alimentares e fez dieta, intensificou os treinos no ginásio, passou a fazer jogging e outras atividades desportivas e sente-se pronta e confiante para arrasar em biquíni no areal. Mas será que o seu cabelo está preparado para enfrentar a radiação ultravioleta, o sal do mar, o cloro da piscina ou as agressões do vento? Se calhar não está... Por isso, prepare-o para enfrentar o sol de verão.

Saiba como manter o cabelo protegido recorrendo aos produtos certos e siga os conselhos da especialista em beleza Ana Paula Santos, que garante que há boas notícias. É possível ter (e manter) um cabelo bonito, saudável e brilhante, mesmo durante o verão. Há, no entanto, uma série de regras a seguir para o conseguir. Descubra quais são!

O que fazer para prevenir os danos

As radiações, o sal do mar e o cloro da piscina são nefastos para o cabelo. Por isso, é preciso começar a preparar-se para a estação estival com alguma antecedência. Como explica Ana Paula Santos, "com o uso do secador e o efeito dos radicais livres, o cabelo vai perdendo queratina, a principal proteína do cabelo. A queratina é uma proteína fibrosa, constituída de 15 aminoácidos, sendo a cisteína mais predominante", sublinha.

O cabelo possui queratina mas, devido às agressões químicas, muitas vezes provocadas pela coloração, pela poluição, pelo cloro e pelos raios solares, acaba por perder essa proteína fibrosa responsável pela hidratação e brilho.

Assim, é importante fazer a reposição de queratina das madeixas. "Antes de começar o verão é preciso hidratar o cabelo, repondo a queratina que está em falta", explica a especialista, que recomenda que se faça um tratamento denominado "carga de queratina".

Como manter o cabelo hidratado

Como descreve Ana Paula Santos, "se se combinar o tratamento de queratina com cuidados básicos a ter com o cabelo durante o verão e depois se fizer um tratamento de manutenção os resultados são bastante bons". E que cuidados básicos são esses? "Usar sempre produtos solares específicos para o cabelo. Ao sol, deve aplicar um protetor solar capilar", explica Ana Paula Santos.

"Ao lavar o cabelo, deve usar um champô e amaciador específicos para o cabelo que esteve ao sol", defende ainda. Quem tem cabelo pintado deve redobrar os cuidados. Há, todavia, outros cuidados que devem ser mantidos todo o ano, nomeadamente aplicar sempre um protetor térmico antes de se secar o cabelo com secador ou de se usar a placa de alisamento.

A cura de queratina que pode fazer

Consiste num tratamento hidratante para todos os tipos de cabelo que é feito em quatro sessões, sendo as três primeiras antes do verão, com intervalo de 15 dias. Já a última, de manutenção, deve ser feita no fim das férias. O tratamento é efetuado por uma técnica especializada que prepara o cabelo com um champô específico.

Depois, é aplicado o tratamento madeixa a madeixa, com um tempo de repouso de 10 a 15 minutos, consoante a necessidade de hidratação do cabelo. "Trata-se de uma hidratação profunda dos fios que se estende até as pontas danificadas", revela Ana Paula Santos.

Este tratamento está indicado para qualquer tipo de cabelo, independentemente da cor ou de outras características. "O que as mulheres procuram hoje é ter um cabelo bonito, bem tratado e com brilho, e isso consegue-se hidratando-o", explica ainda Ana Paula Santos.