Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti lançaram o Museu Virtual de Valentino Garavani. Valentino é o primeiro designer de moda internacional a ter uma exibição permanente do seu trabalho em formato digital.

O museu virtual consiste numa aplicação para download conectada a uma base de dados online, com tecnologia 3D, em tempo real, de forma a criar um ambiente imersivo. O conteúdo é organizado num layout de museu onde os utilizadores exploram as diferentes galerias, cobrindo o que seriam mais de 10.000 metros quadrados num museu real.

Mais de 300 vestidos do arquivo de Valentino Garavani foram resgatados para o museu e estão organizados por tema. Além disso, outros conteúdos como desenhos, ilustrações, campanhas publicitárias, editoriais e red carpet, bem como fotografias de eventos, fornecem uma história para cada um dos vestidos.

Eventos especiais e exibições da história da dupla são comemorados com fotografias e vídeo – desde a White Collection de 1968 até ao Fairy Tale Love Ball em 2011. Em adição, a aplicação apresenta uma hemeroteca que cataloga mais de 5.000 imagens incluindo vestidos, fotografias, desenhos e 95 vídeos de desfiles.

O website www.valentino-garavani-archives.org já se encontra oficialmente online. O site apresenta um pequeno vídeo a mostrar os destaques do museu e permite aos utilizadores registarem o seu email para receberem atualizações sobre o lançamento. Uma campanha nos media sociais incluindo Facebook, Twitter e YouTube está, também, online fazendo atualizações desde os momentos que antecederam até ao lançamento da aplicação.

Através destas redes sociais,utilizadores do museu, fãs e entusiastas podem comentar e partilhar conteúdos do museu.

A aplicação do Museu Virtual de Valentino Garavani encontra-se disponível para download para todos os utilizadores à escala mundial. O lançamento foi celebrado a 7 de Dezembro com uma festa no IAC HQ em Nova Iorque.

14 de dezembro de 2011