Tem 12 anos, é vegan desde os 6, luta diariamente pelos animais, já foi distinguida com vários prémios e agora decidiu escrever uma carta ao Papa. Mas já lá vamos.

Genesis Butler decidiu que queria deixar de comer carne, peixe e qualquer alimento de origem animal quando tinha seis anos. Por isso, tornou-se vegan, convenceu a família a fazer o mesmo e agora é protagonista de palestras sobre o seu regime alimentar e sobre o impacto da pecuária no planeta.

Em Los Angeles, onde vive, é presença habitual em manifestações contra a exploração dos animais. Agora, com apenas 12 anos, a norte-americana é o rosto de uma campanha internacional - a Million Dollar Vegan - que quer pôr o Papa ser vegan durante 40 dias de forma a alertar o mundo para o problema das alterações climáticas.

A iniciativa decorre em 15 países, incluindo Portugal, e promete doar um milhão de dólares a uma instituição de caridade se o Papa Francisco fizer uma dieta 100% vegetal e livre de produtos de origem animal durante a Quaresma, um período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã.

"Aproxima-se a Quaresma - um período de esperança e reflexão - e escrevo-lhe com um profundo respeito e apreciação por se manifestar em relação às alterações climáticas, à perda de habitats naturais e à poluição, e por ajudar a relembrar o mundo de que a Terra é o lar que todos nós partilhamos", diz Genesis Butler no início da carta, em que se refere à encíclica Laudato Si, o documento escrito por Bergoglio sobre as preocupações ambientais da Igreja Católica.

"A pecuária utiliza 83% dos recursos agrícolas, embora produza apenas 18% das calorias que consumimos. Hoje em dia, há 815 milhões de pessoas no mundo a sofrer de má nutrição. Imaginemos quantos povos famintos poderíamos alimentar, caso nos afastássemos da produção de alimentos ineficientes", explica a criança, acrescentando que "caminhar para uma dieta à base de plantas trará benefícios substanciais para o meio ambiente".

"Temos de agir e precisamos do apoio de líderes influentes", diz, antes de lhe lançar o desafio: "Peço-lhe que se junte a mim e se abstenha de todos os produtos de origem animal durante a Quaresma e que apoie a campanha Million Dollar Vegan".

A Quaresma, em 2019, decorre entre os dias 6 de março e 18 de abril. Além de desafiar o Papa, a campanha está a encorajar pessoas de todas as origens a experimentarem o veganismo durante 40 dias e criou um kit de iniciação àquele regime alimentar, escrito em várias línguas e com conteúdo adaptado a cada país, disponível no site da campanha.

Entre os apoiantes da "Million Dollar Vegan", há ambientalistas, cientistas e celebridades internacionais como Paul McCartney, Brigitte Bardot e Moby ou as estrelas portuguesas António Raminhos, Rita Blanco e Isabel Silva.

Leia a carta de Genesis Butler para o Papa Francisco

Genesis Butler