O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde disse hoje que os idosos merecem mais “respeito” e “atenção” por parte de todos porque são pessoas que dedicaram toda a sua vida no desenvolvimento de Cabo Verde. 

Carlos Alberto Fernandes falava à Inforpress, à margem do almoço “Convívio de Natal para os Idosos do Município de Santiago, realizado hoje, na Cidade da Praia, pelas Forças Armadas de Cabo Verde em articulação com as Câmaras Municipais de Santiago e Associações de Lares de Idosos, que contou com o patrocínio da SESIS-CV e o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV). 

Para este responsável, todos os idosos merecem ser mais “valorizados e respeitados” porque são pessoas que dedicaram toda a sua vida e contribuíram para o desenvolvimento de Cabo Verde. 

“Atendendo à nossa ação de responsabilidade social quisemos promover e organizar um almoço condigno de convívio de Natal para mil idosos dos nove municípios de Santiago. Com este gesto quisemos proporcionar aos nossos idosos um momento muito especial nesta quadra natalícia, ajudando-os a combater a solidão e o isolamento que muitas vezes são sujeitos nesta época do ano”, salientou. 

Conforme avançou, durante o dia haverá palestra sobre Alimentação Saudável e outros procedimentos, na Qualidade de Vida das Pessoas da Terceira Idade, momentos de Batuco, sessão de anedotas, e o almoço de confraternização sendo encerrado com uma tarde dançante com músicas alusivas à época e do “tempo” dos idosos. 

Segundo Carlos Alberto Fernandes, esta é uma iniciativa “inédita” e que dependendo dos resultados poderá abarcar no próximo ano, outras classes sociais como crianças, pessoas portadores de deficiência, entre outros. 

Para Domingos, residente em Castelão, na Cidade da Praia, esta é uma iniciativa “digna” para os idosos da ilha de Santiago, porque muitos vivem momentos de solidão e abandono tanto por parte das famílias como da sociedade em geral. 

Entretanto, Maria dos Reis, uma idosa proveniente de Santa Cruz, disse que este ano o Natal não está de todo “alegre” e de “paz” como devia ser porque o mundo vive momentos de muita turbulência e conflito. 

Muitos acreditam e esperam que o Natal seja de alegria, paz, fraternidade e que o ano 2016 traga boas novas e esperança para todos. 

Esse almoço de Natal promovido pelas Forças Armadas de Cabo Verde contou no geral com a participação de mil idosos de todos os municípios de Santiago e algumas associações dos vários cantos da capital do país.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.