Desta vez, Mercúrio tem estado retrógrado entre 18 de junho e 12 de julho, o que trouxe alguns desafios e lições.

Agora que Mercúrio volta a estar direto, estes são os quatro signos que recebem as maiores recompensas pelos esforços feitos.

Mercúrio fica retrógrado sempre que a Terra "o ultrapassa" na sua trajetória habitual. Isto sucede porque a órbita de Mercúrio é a mais pequena do sistema solar, já que é o planeta mais próximo do Sol, e também porque é o planeta que se move mais rapidamente. Descrevendo movimentos rápidos, é relativamente frequente ficar numa posição em que, visto da Terra, parece estar a mover-se para trás - aquilo a que chamamos "estar retrógrado".

Mercúrio retrógrado dá azo a problemas de comunicação, ao extravio de documentos importantes, a boatos e mal-entendidos. Este planeta rege todos os sistemas de pensamento, a atividade mental e a comunicação e, por isso, quando está retrógrado afeta diretamente o mundo das ideias e da partilha de conhecimentos.

De 18 de junho a 12 de julho Mercúrio está retrógrado no signo Caranguejo, o que faz com que os sentimentos e as emoções tenham aqui um papel mais importante. Mercúrio retrógrado em Caranguejo obriga-nos a comunicar melhor o que sentimos, fazendo-nos questionar de forma mais profunda e honesta os nossos sentimentos e as verdadeiras motivações que se escondem por detrás das nossas atitudes, escolhas e decisões.

Os dias que rodeiam a data em que Mercúrio fica e deixa de ficar retrógrado são especialmente sensíveis, uma vez que a energia do planeta está ainda mais instável.

O impacto de Mercúrio retrógrado na vida de cada pessoa depende do facto de este trânsito planetário formar algum aspeto com os elementos do Mapa Astral dessa pessoa.

De um modo geral, no entanto, encontramos quatro signos a quem Mercúrio retrógrado exigiu mais provas - e esses são os signos que obterão agora as maiores recompensas pelos esforços que fizeram.

1 - Caranguejo
Uma vez que Mercúrio se encontra neste signo, estes nativos foram aqueles que enfrentaram maiores contratempos e dificuldades. Mercúrio retrógrado obrigou-o a adotar uma nova postura perante as situações, fazendo-o perspetivar a sua vida sob novas prioridades e ajudando-o a compreender melhor aquilo que é mais importante na sua vida. Enfrentou um processo de amadurecimento emocional e, devido aos desafios que teve de superar, conseguirá agora encontrar um maior equilíbrio entre aquilo que quer e aquilo que tem de fazer. É possível que tenha havido mudanças na estrutura familiar ou profissional, estando ainda a adaptar-se às mudanças. No entanto, esta fase ajudou-o a compreender melhor quem é e do que precisa para ser feliz.

2 - Capricórnio
Mercúrio retrógrado influenciou diretamente a área da sua vida que diz respeito aos relacionamentos e compromissos, e provavelmente trouxe-lhe desafios a este domínio, fazendo-o sentir, por vezes, que os seus esforços são em vão ou que não está a viver como realmente gostaria. Depois deste período de avaliações que podem ter trazido confusão, dúvidas, lágrimas e até discussões, gozará agora de maior estabilidade emocional, uma vez que Mercúrio retrógrado o ajudou a compreender o que precisa de erradicar da sua vida e o que tem de passar a enfrentar de maneira diferente, para poder sentir-se mais realizado e completo.

3 - Gémeos
Sendo regido por este planeta, dificilmente Mercúrio retrógrado não surte efeito sobre si. Na verdade, este trânsito tende a deixá-lo mais agitado e confuso, e as suas ideias atropelam-se umas às outras na ânsia de obter melhores resultados. Este período não foi fácil mas, à medida que Mercúrio volta a estar direto, tenderá a conseguir ver, a partir do caos que foram as últimas semanas, o que pode construir e em que medida pode melhorar a sua vida com as mudanças que efetuou.

4 - Carneiro
Mercúrio retrógrado em Caranguejo deixou-lhe a boca seca algumas vezes. O impacto deste planeta sobre si fez com que as suas inseguranças mais profunda viessem ao de cima, confrontando-o com os seus maiores receios. Pode ter sentido vontade de desistir de um relacionamento ou trabalho, desalentado por não obter as respostas que esperava ou por não ter compreensão da parte dos outros. Ainda assim, agora que Mercúrio volta a estar direto e irá progressivamente saindo de Caranguejo, para entrar em Leão, seu companheiro de Elemento, a sua auto-confiança voltará e, com ela, a firme certeza do seu valor. Isso ajudá-lo-á, sem dúvida, a dar passos mais firmes e seguros em relação ao que deseja, ajudando-o a ir ao encontro das suas necessidades.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.