Astrologicamente, começamos este ano o mês de dezembro com Mercúrio ainda retrógrado, e isso significa que somos encorajados a esperar antes de nos lançarmos para uma nova ação, a refletir, a ponderar. Mercúrio retrógrado incentiva-nos a ir dentro de nós próprios, ao nosso subconsciente, para limpar bloqueios e afastar todos os pensamentos, padrões e crenças que já não nos servem.

No dia 6 de dezembro Mercúrio deixa de estar retrógrado, e isso pode fazer com que nos sintamos um pouco mais leves e em paz com o ponto em que as situações se encontram. Nesta mesma data, na madrugada do dia 7 de dezembro, teremos uma Lua Nova no signo de Sagitário, que nos traz otimismo, confiança e inspiração, sendo um período de maior alegria e descontração na nossa vida.

É tempo de nos deixarmos levar ao sabor das circunstâncias, confiando mais no ritmo do Universo.

Em vez de tentarmos forçar as situações a irem ao encontro dos nossos desejos, esta energia pede-nos que nos rendamos àquilo que a vida quer para nós, deixando que a fé e a confiança nos guiem e que o nosso coração nos dite que caminho devemos seguir.

Esta Lua Nova tem uma energia de descontração e de amor, que devemos aproveitar para elevar a nossa vibração energética e melhorar o nosso estado de espírito. Esta energia vai ajudar-nos a aliviar qualquer tensão que a época festiva que se aproxima nos possa trazer.

O dia 12 de dezembro (12/12) tem, segundo a Numerologia, uma energia também especial, que está associada à elevação da consciência e à capacidade de ver e até de viajar em outras dimensões. Esta data é especialmente favorável para a espiritualidade, sendo a altura ideal para reservar alguns momentos para estar a sós consigo mesmo e deixar que a dimensão mais elevada do seu ser fale ao seu coração. Neste dia abre-se um portal energético que faz com que as pessoas mais intuitivas e sensíveis possam sentir a sua energia especialmente elevada.

Nesta data, preste mais atenção aos sinais que o universo lhe envia, quer seja através de sonhos, mensagens, sincronicidades e acontecimentos especiais que chamam a sua atenção.

O dia 21 de dezembro marca um dos acontecimentos cósmicos mais importantes do ano, que é o Solstício de inverno e que para os povos antigos era visto como o renascimento da luz. Neste dia que é aquele que tem menos horas de luz solar, a noite ganha terreno para nos lembrar que é importante esperar que as situações se desenrolem no tempo certo, e que mesmo depois da noite mais longa a luz volta a ganhar força e a iluminar a nossa vida.

Nesse mesmo dia, o Sol deixa Sagitário para entrar no signo Capricórnio, e isso significa que somos encorajados a assumir uma postura de maior estabilidade e segurança, procurando edificar bases mais sólidas na nossa vida. O Universo incentiva-nos a usar a inspiração que o tempo de Sagitário nos trouxe, aplicando-a de forma sólida e consistente na contrução de pilares que sirvam de estrutura à nossa vida, aos nossos projetos e aos nossos sonhos.

Quando o Sol se encontra em Capricórnio somos ajudados pelo Cosmos a mantermo-nos fiéis a hábitos positivos, a cumprir as nossas tarefas, a estabelecer metas e a dar os passos necessários para alcançá-las, assim como para definir bem os nossos objetivos para o novo ano que se aproxima.

No dia 22, teremos uma Lua Cheia em Caranguejo, a qual será especialmente emotiva e sensível, pondo as nossas emoções em destaque e iluminando as nossas carências, mas também a nossa capacidade de nutrir as nossas necessidades e as dos outros.

Apesar de poder sentir-se mais emotivo e vulnerável neste período, a Lua Cheia em Caranguejo também nos oferece a capacidade de olhar para o que fizemos e para o que nos aconteceu ao longo deste ano que está a terminar com a empatia e a ternura que nos permitem perdoar e seguir em frente, quando algo não correu tão bem como esperávamos, ou ganhar confiança para avançar ainda mais, nos domínios em que já fizemos progressos.

A Lua Cheia em Caranguejo vem dizer-nos que o amor - por nós e pelos outros - é a chave para desbloquear tudo o que está parado na nossa vida, para superar o que nos magoa e para fazer crescer aquilo que mais desejamos ver dar frutos.

Aproveite esta data para fazer uma limpeza espiritual e emocional, purifique a sua energia e dedique-se mais ao cuidado consigo mesmo. Através deste cuidado e amor-próprio, estabeleça aquilo que não quer levar consigo para o novo ano.

Por mais afazeres que tenha, faça uma pausa e arranje tempo para fazer as coisas que realmente importam para si.

O próximo ano irá começar com muita atividade cósmica, e por isso deve aproveitar os últimos dias de dezembro para refletir e ganhar forças, investindo no seu bem-estar espiritual e emocional.

2018 foi um ano de cura e reflexão, houve muitos movimentos retrógrados e mudanças de signo dos planetas lentos, como se o universo quisesse que fôssemos dentro de nós para limpar o que está desgastado, para refletir sobre quem somos e que compreendamos onde queremos estar.

À medida que dezembro avança e que o ano se aproxima do fim, esta energia de reflexão far-se-á sentir de forma ainda mais nítida, e isso permitir-nos-á sentir até onde viajámos, quanto crescemos e evoluímos a nível espiritual.

Uma vez que 2019 será essencialmente um ano de ação, todo o trabalho interior que fizemos em 2018 poderá agora ser aplicado. Teremos oportunidade, no ano que está a chegar, de assumir a versão melhorada de nós próprios e deixar-nos brilhar para que o mundo veja.

Afinal de contas, se há luz no nosso coração, encontraremos sempre o rumo certo a seguir.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.