“Responsabilidade Social” é o novo prémio da Gala Somos Cabo Verde

A associação Criolas Contra Cancer será a homenageada deste ano.
créditos: Foto@Facebook Criolas Contra Cancer

A organização da Gala Somos Cabo Verde – Os Melhores do Ano lançou nesta III edição o prémio Responsabilidade Social. Trata-se de um galardão que visa premiar instituições, associações e grupos que têm vindo a desenvolver trabalhos meritórios na diáspora.

“Como esta terceira edição é dedicada à Emigração, decidimos que seria mais uma forma de premiar os esforços incansáveis, que muitos cabo-verdianos fazem nos seus países de acolhimento, em prol da comunidade cabo-verdiana residente e assim dar a conhecer ao público em geral o seu trabalho”, explica a organização num comunicado.

A associação Criolas Contra Cancer, localizada nos Estados Unidos, será a homenageada deste ano.

“O Somos Cabo Verde quis unir-se nesta terceira edição a este gesto de amor que vem do outro lado do atlântico, mas que tem um sabor especial a Morabeza. Criolas Contra Cancer é a prova viva de que “Somos Cabo Verde – Somos um Só” diz a mesma fonte.

A Gala Somos Cabo Verde acontece a 7 de julho, na cidade da Praia.

A associação

O movimento “Criolas contra Cancer” surgiu em 2013, nos Estados Unidos. Luísa Lobo e a irmã, que trabalhava num lar de idosos, resolveram ajudar Júlia A., uma emigrante cabo-verdiana doente oncológica, que estava neste centro e que era “indocumentada” (estava ilegal nos EUA).

Luísa teve a ideia de organizar uma angariação de fundos para ajudar nos cuidados paliativos de Júlia. Depois de um planeamento de cinco dias, o evento aconteceu num restaurante de cabo-verdianos onde foi possível angariar cerca de cinco mil e 600 dólares.

A partir desse evento, Luísa teve a ideia de passar a realizar eventos do género – “party for a cause” (festa por uma causa). Foi assim que a "Criolas Contra Cancer" (CCC) nasceu.

Somos Cabo Verde

Comentários