Graça Sanches galardoada com Prémio West African Youth Award 2017

A antiga deputada e presidente de Rede das Mulheres Parlamentares, Graça Sanches foi distinguida com o prémio “West African Youth Award 2017”, galardão que vai receber este domingo, 13, em Lagos, Nigéria.

Graça Sanches

créditos: Inforpress

Em declarações a Inforpress, Graça Sanches diz-se “orgulhosa”, uma vez que é a segunda vez que é reconhecida a nível africano, o que “lhe dá mais força para continuar com o seu trabalho”, frisou.

Em 2016, Graça Sanches ganhou o “Prémio Humanitário Pan-Africano sobre a Igualdade de Género e Advocacia 2016”, pelo trabalho realizado como presidente da Rede das Mulheres Parlamentares de Cabo Verde (RMP-CV).

“Fiquei feliz por saber que um país tão pequeno como o nosso, no meio de muitos países da África Ocidental, e ainda por cima falante de uma língua que é minoria no grupo dos países, ser reconhecido pelo meu trabalho”, regozijou-se a galardoada.

Para Cabo Verde, segundo Graça Sanches, esta distinção representa um investimento feito na educação, no empoderamento dos nossos jovens e na participação política como ferramentas importantes para o desenvolvimento do país.

“Isso quer dizer, sobretudo, que investir nos jovens, particularmente nas mulheres, sempre traz benefícios”, enfatizou.

Entretanto, esclareceu que este prémio é fruto do contributo que tem dado para algumas causas fundamentais para o desenvolvimento de Cabo Verde, nomeadamente a questão de igualdade e equidade de gênero e da advocacia para que os jovens, em particular as meninas, tenham as mesmas oportunidades.

“Tenho feito muito trabalho voluntário na área de liderança para jovens comunitários, incentivando-os a participar no desenvolvimento das suas comunidades, seja ela pela participação político-partidária, seja ela pela via do associativismo”, notou Graça Sanches.

O West African Youth Awards é um evento anual concebido para dar reconhecimento, através da concessão de prêmios de excelência e distinção aos jovens entre 18 e 35 anos que fizeram realizações notáveis ​​no ano em análise.

A objetivo da West African Youth Awards é criar um centro de interação e disseminação de ideias entre jovens da África Ocidental

Comentários