Boxing Day: conheça a origem deste dia

Se pensa que tem a ver com boxe está enganado por isso, nada como saber qual o significado deste dia.
créditos: Pinterest

Como se não bastassem as já tradicionais celebrações da época natalícia, na Irlanda e Reino Unido, é celebrado um feriado nacional – o Boxing Day – no dia 26 de dezembro onde comer os restos com a família faz parte da tradição. Mas, não se julgue que este dia foi apenas para ter mais uns dias de descanso.

As origens do dia são várias e provavelmente todas são válidas. No Boxing Day era oferecida uma 'Christmas box' (presente de Natal) pelos senhores aos criados e estes tinham o dia de folga. Não obstante, iam a casa para darem à sua família 'Christmas boxes'.

Outra das razões apontadas para o tradicional Boxing Day foi o facto de originalmente serem colocadas, no dia de Natal, caixas nas igrejas para receber donativos para os mais carenciados. Estas caixas eram abertas no dia seguinte.

Na altura dos grandes velejadores eram bem conhecidas as suas superstições. Ao navegar levavam a bordo uma caixa selada com dinheiro para dar boa sorte e, caso a viagem se revelasse um sucesso, esta caixa era dada a um sacerdote que a abria no Natal e distribuía pelos pobres.

Na Irlanda, o dia é igualmente conhecido como o Dia de Santo Estevão. Este foi assim nomeado após ter sido apedrejado até à morte por acreditar em Jesus Cristo e, nos dias que correm, é homenageado por um grupo de pessoas que desfilam em trajes próprios da época e angariam dinheiro para caridade.

Com o passar do tempo o Boxing Day deu lugar a outras atividades sem ser só o momento de lazer com a família. Desportos como a corrida de cavalos, a caça à raposa – entretanto proibida – corridas divertidas, futebol, bem como tradições bizarras, eventos de caridade e até nadar no canal gelado, começaram a fazer parte deste dia.

Atualmente, e talvez devido ao consumismo desenfreado dos dias de hoje, o dia é também caraterizado pelo início de grandes descontos em determinadas lojas.

Como já foi referido, uma das particularidades do "Boxing Day" é juntar a família e acabar com os restos do Natal. No entanto, o 'baked ham' (um tipo de fiambre assado) é uma carne bem popular que não pode faltar na mesa, bem como as famosas 'mince pies' (pequenas tortas com misturas de frutas, açúcar e brandy).

artigo do parceiro:

Comentários