Os 10 artigos mais insólitos que foram a leilão no ano passado

Estes foram alguns dos artigos mais relevantes (e também os mais peculiares) leiloados ao longo de 2017.

1. "Salvator Mundi" de Leonardo Da Vinci, a obra mais cara de sempre

Leiloado em novembro pela Christie's em Nova Iorque, esta obra de Leonardo Da Vinci, que estava dada como desaparecida, tornou-se notícia depois de ter sido vendida por 382 milhões de euros. Trata-se de uma pintura a óleo de apenas 60 centímetros que mostra Jesus Cristo como salvador do mundo. A pintura foi originalmente vendida em 1958 por 45 libras e, durante quase 50 anos, esteve desaparecida até que em 2005 surgiu novamente .Seis anos depois, após um intenso trabalho de pesquisa, a sua autenticidade foi certificada. Agora, esta obra conta também com o recorde de venda de 382 milhões de euros, a mais cara de sempre.

2. O meteorito mais antigo a atingir a Terra

Estima-se que este meteorito se tenha formado há 4,5 mil milhões de anos. Trata-se do meteorito Muonionalusta que embatou no planeta Terra há um milhão de anos. Um dos seus fragmentos foi leiloado este ano por 16 mil euros. Mede 26cm x 23cm x 17cm e pesa 26.5kg.

3. Um carro Mercedes blindado que pertenceu ao rei Juan Carlos de Espanha

Em setembro, um dos primeiros carros Mercedes Benz blindados que o rei Juan Carlos e a família real utilizaram para os seus atos oficiais no final dos anos 70, depois da sua proclamação como rei de Espanha, esteve em leilão. Trata-se de um Mercedes Benz 450 SEL azul, com cinco metros de comprimento, 2,230 kg de peso e totalmente blindado. O veículo foi mantido em perfeitas condições, acompanhado das bandeiras utilizadas na época, e leiloado por 39.500 euros.

4. Uma tigela chinesa leiloada por 32 milhões de euros

É uma tigela chinesa extremamente rara e antiga que foi vendida por 32 milhões de euros num leilão da Sotheby's, em Hong Kong. A tigela de porcelana de 13 centímetros foi feita no século XI durante a Dinastia Song do norte da China (960-1127). O leilão começou com um preço de saída de 8,6 milhões de euros e triplicou o seu valor em apenas 20 minutos.

5. Cabelo de celebridade já falecidas

No início deste ano, alguns fios de cabelo de Elvis Presley foram leiloados por 1.300 euros. Uma pequena mecha de cabelo do rei do rock foi mantida pelo seu cabeleireiro pessoal, Homer Gill Gilleland, que trabalhou com o artista durante mais de 20 anos. Pedaços de cabelo de todos os membros do Beatles também foram leiloados por mais de 10.000 euros.

Comentários