Como acabar rapidamente com uma dívida incómoda?

Muitas pessoas perguntam-nos como é possível acabar rapidamente com uma dívida. Sendo uma grande prisão, precisamos de nos livrar rapidamente das dívidas, especialmente das dívidas de curto prazo.

Conheça as nossas dicas para acabar com os seus créditos rapidamente.

Ganhar consciência da necessidade de mudar

Para mudar tem de querer mudar. Tem de ganhar a consciência de que precisa mesmo de mudar. Se não tiver essa consciência e se não interiorizar que tem de acabar com os seus créditos o quanto antes não irá ter a coragem para superar os sacrifícios que lhe serão pedidos na altura de cortar custos.

Esteja pronto para mudar de vida

Se queremos cortar com o endividamento temos de estar prontos para mudar de vida. Para cortar custos temos de estar na disposição de fazer um “check-up” aos nossos hábitos diários e perceber onde podemos cortar. Não pensemos apenas em despesas mas em hábitos. O ser humano é um ser de hábitos e precisamos de criar hábitos que se reforcem com o tempo para que consigamos poupar dinheiro.

Defina metas específicas

De pouco vale definirmos objetivos que sejam inalcançáveis. Devemos antes definir metas de curto prazo, mais pequenas e mais atingíveis, de movo a que consigamos ir tendo pequenas conquistas. À medida que conseguirmos ter sucesso iremos ganhar nova motivação para as próximas etapas.

Arranjar nova fonte de vencimento

Para muitas pessoas poderá mesmo ser necessário encontrar uma nova fonte de vencimento. Podemos criar um blog e ganhar dinheiro na internet. Podemos vender bolos para fora ou arranjar um part-time pontual. Pense sempre que o esforço poderá apenas ser exigido por alguns meses. Aliás, tivemos uma formanda que nos disse que teve um part-time por 6 meses, o tempo suficiente para pagar um cartão de crédito que tinha.

Pode precisar de ajuda

Não somos obrigados a conseguir fazer tudo sozinhos. Não temos de saber tudo e é natural que tenhamos de precisar de ajudar para situações pontuais. Podemos precisar da ajuda de um mediador competente que nos ajude a poupar dinheiro nos seguros. Podemos recorrer a uma empresa especializada no combate ao sobre-endividamento. Mas nos dias que correm não vale dizer que a ajuda não está disponível pois as opções são diversas.

Comentários