Tem medo de viajar de avião? Então este curso é para si

Apesar de o avião ser o meio de transporte mais rápido, mais seguro e mais utilizado para longas distâncias, 4 em cada 10 pessoas apresentam ansiedade de voo.
créditos: SAPOViagens

A maior parte das pessoas não compreende porque é que os aviões voam ou como é que tantas toneladas se mantêm suspensas no ar. A turbulência, os atrasos devido a problemas técnicos e a aterragem em aeroportos alternativos são algumas das outras fontes de inquietação de muitos passageiros.

"O medo de voar pode ser ligeiro, moderado ou extremo. Pode ir desde um mero friozinho na barriga até uma fobia de voo paralisante. Dentro deste largo espectro há desde as pessoas que se recusam terminantemente a viajar de avião, àquelas que continuam a viajar embora sintam desconforto e ansiedade", explica a psicóloga Cristina Albuquerque, diretora da "Voar Sem Medo", um centro especializado no estudo e tratamento da fobia de voo em Portugal.

"Muitas pessoas recorrem a calmantes ou bebidas alcoólicas para conseguir viajar", acrescenta ainda a especialista.

A "Voar Sem Medo" lança a 1ª edição do "Check-in Voar Sem Medo", um mini-curso de 4 horas, com a participação dum piloto de linha aérea e 2 psicólogas, para quem deseja ter mais conhecimento sobre como os aviões funcionam e receber dicas para voar tão tranquilo como noutro meio de transporte qualquer.

A 1ª edição do "Check-in Voar Sem Medo" acontece no dia 24 de maio no Hotel Tryp Lisboa Aeroporto.

Mais informações aqui.

Dicas para prevenir a ansiedade de voo

1. Na véspera do voo restrinja o consumo de café e açucar. Evite bebidas alcoólicas. Beba muita água.

2. Organize-se e prepare tudo com tempo. Evite deixar tarefas para a última hora.

3. Garanta uma boa noite de sono na noite anterior ao voo.

4. No dia do voo, levante-se assim que o despertador tocar. Tome o seu duche relaxadamente seguido de um pequeno-almoço ligeiro. Evite sumo de laranja (ou outras bebidas ácidas). Evite o café. Beba água. Procure fazer tudo num ritmo calmo e pausado.

5. Saia de casa com tempo de forma a chegar ao aeroporto com a calma e antecedência necessárias.

6. Depois de fazer o check-in, passeie calmamente pelas lojas e boutiques do aeroporto. Se encontrar uma revista interessante, adquira-a.

7. Esteja atento à hora de embarque de forma a não chegar atrasado à sala de embarque. Uma vez lá, sente-se, relaxe e dê uma olhadela à revista que comprou. Observe também o movimento das pessoas.

8. Vá preparado para lidar com os atrasos. Pense “não posso fazer nada, não depende de mim, quando chegar, cheguei…”

9. Durante o voo, vá entretido e desfrute o melhor possível do tempo que vai permanecer dentro do avião. Pense que se for ocupado e distraído com tarefas que lhe preenchem a mente, o tempo passa mais depressa. Leve consigo um bom livro ou uma revista.

10. Mantenha o seu pensamento no presente. Se começarem a surgir pensamentos negativos, não os alimente. Interrompa a corrente do pensamento e dedique-se a fazer alguma coisa que o distraia. Por exemplo, faça palavras cruzadas ou SUDOKU. Conversar com a pessoa que vai ao seu lado também pode ser útil.

11. Acima de tudo, confie no sistema da aviação e na segurança de voo. Em aviação, nada é deixado ao acaso: tudo está regulamentado e pensado até ao mais ínfimo pormenor, existindo uma complexa engrenagem de procedimentos e regulamentos que garantem a máxima segurança dos passageiros.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários