Os inimigos do casamento

Nem só a rotina do dia a dia dita o desgaste de um casamento. Há outros fatores que podem contribuir em grande escala para o mesmo por isso, saiba identificá-los e contorná-los.

Hoje em dia as vidas tornaram-se mais complexas e ficou cada vez mais difícil conciliar todas as partes da mesma, incluindo ter um casamento saudável e bem-sucedido. Na senda, torna-se imprescindível saber identificar alguns dos problemas mais comuns entre casais, ficar atento e delinear possíveis soluções para que se possa manter uma vida a dois de forma saudável e cheia de momentos felizes.

Rotina

A rotina é um fator desmotivante nos casamentos. Apesar de ser um ponto importante de organização familiar e de conciliação entre as diferentes categorias da vida (trabalho, filhos, amigos, etc.), quando a rotina se instala os dias tendem a tornar-se iguais e é mais difícil manter a chama quando algo se torna previsível. Tudo isto facilita a que as pessoas se aproveitem da segurança e do conforto de não terem de fazer um esforço extra, pois pensam que a relação está segura e o parceiro já está mais que conquistado.

A rotina faz parte e também é essencial, mas é fundamental saber dosear as coisas e os momentos. É fundamental que cada um não perca a sua individualidade e saiba respeitar e compreender o espaço de cada um. O ideal é criar pequenos momentos que não tornem os dias todos iguais e não haja um desinteresse relativamente a coisas novas. Por outro lado, é necessário fazer esforços para criar novas atividades que mantenham uma relação dinâmica, como pequenas surpresas que poderão deixar o parceiro feliz. Para quebrar a rotina poderá integrar uma atividade com o parceiro, por exemplo aulas de dança ou mesmo passeios de bicicleta durante o fim de semana, aproveitando o calor do verão ao mesmo tempo que se exercitam e se distraem. O melhor de tudo são os afetos, gestos e pequenas surpresas do dia a dia, como uma mensagem especial deixada no espelho de manhã, levar-lhe o pequeno almoço à cama ao fim de semana, oferecer um presente fora das datas comemorativas, gravar um cd com as vossas músicas preferidas, enfim… basta puxar um pouco pela imaginação.

Dinheiro

O dinheiro é um dos palcos centrais de discussão entre parceiros, quer seja porque um contribui mais para as despesas do casal ou porque têm comportamentos diferentes relativamente a gastos e poupanças, o que por sua vez cria conflitos.

Deverão tentar estabelecer um plano de gestão do dinheiro que funcione para ambos, de forma a não haver oportunidades para criação de conflitos. Uma sugestão a ter em consideração é o investimento em poupanças, de modo a terem sempre dinheiro disponível para possíveis gastos imprevistos, que muitas vezes geram fortes discussões.

Comentários