Deixe de ser ingénuo

Até determinado ponto é uma coisa boa, mas nem sempre é um ponto positivo. Amadurecer também faz parte da vida.
créditos: Photo by Gabriel Matula on Unsplash

Não ver maldade em determinadas ações ou situações, bem como confiar cegamente nas pessoas até pode ser positivo, mas só até certo ponto. No entanto, isto pode ser um indicador de quem já experienciou algumas perdas na sua vida pessoal e tal motivou a que se adote este género de comportamento. Talvez esteja na hora de repensar esta atitude...

Ajuda especializada
Para quem tem dificuldade em amadurecer e que tende a adotar um comportamento ingénuo pode ser devido a algum tipo de perda que tenha causado um género de trauma. O aconselhamento médico é o mais aconselhado.

Pense no que já perdeu
A ingenuidade, para além de criar uma realidade distorcida, pode dar azo a uma legião de fans interesseiros. Assim sendo, o ideal a fazer é refletir e rever o quanto já passou, perdeu ou sofreu devido à sua ingenuidade. É primordial que também perceba a intensidade dessas perdas e que entenda o impacto que a mesma tem na sua vida.

Interaja com pessoas mais experientes
Tal como procura aprender no seu local de trabalho com alguém que sabe mais e tem mais experiência face a determinado assunto, nas suas relações pessoais deve reger-se de igual forma. Pessoas com mais experiência de vida e com mais maturidade são uma excelente ferramenta. Poderá ouvir as suas experiências boas e más, a forma como face às questões tiveram de deixar de ser ingénuas e o que perderam quando o foram. É uma ótima maneira de mudar de atitude, uma vez que será uma boa influência e inspiração.

Aprender a dizer 'não'
As pessoas, no geral, têm dificuldade em dizer e ouvir esta palavra. Quando se fala de uma pessoa ingénua... mais ainda! Talvez por temerem alguma coisa ou porque simplesmente não conseguem, o que é certo é numa situação destas os limites podem ser ultrapassados em relação à própria pessoa. A ânsia de querer ajudar, agradar e colocar-se em segundo plano coloca-o na mira de pessoas menos intencionadas, situações constrangedoras ou outras. Diga 'não' quando não deseja determinada coisa e comece a ser mais assertivo.

Não tenha receio de crescer
Ser mais maduro não implica que só tenha contas para pagar, responsabilidades, que não possa cometer algumas loucuras e divertir-se. Acima de tudo permite-lhe antecipar certas situações, ser mais independente, saber desenvencilhar-se e não deixar que se aproveitem de si.

artigo do parceiro:

Comentários