Ano novo, hábitos novos

Talvez façam parte de algumas das suas resoluções ou talvez não, mas nada como a entrada do novo ano para fazer um refresh a determinadas posturas e comportamentos.
créditos: Photo by Diego Jimenez on Unsplash

Não há ninguém que não diga que gostaria de alterar alguma coisa na sua vida. É certo que há factores que, infelizmente, por diversas circunstâncias, tornam mais complicado uma mudança. No entanto, há tantas outras que são possíveis e razoáveis que só trazem uma melhor qualidade de vida ao nível do bem-estar, saúde e profissional.

Por muito que se pense em alterar alguma coisa, até o deitar mais cedo por exemplo, a tendência é achar que vai ser complicado ou nem se sabe bem por onde começar. Ora, se pensarmos que um bebé aprende as coisas na base da repetição e todos nós já o fomos, porque não começar por isso mesmo? Ao fim ao cabo, o ser humano é aquilo que faz repetidamente e não, nada tem a ver com adotar uma postura previsível. Mas, provavelmente está a pensar “Então, mas vou criar mais uma rotina quando já tenho tantas?” o que é completamente compreensível, no entanto, há rotinas que são extremamente positivas e fazem com que o seu dia corra melhor e, por conseguinte, adquira uma melhor qualidade de vida a médio/ longo prazo.

As rotinas são extremamente importantes para implementar hábitos produtivos, a concentrar-se naquilo que é realmente importante e contribuem para a concretização de objetivos. O simples hábito de começar o seu dia com um bom pequeno-almoço em casa e sentado, por exemplo, faz com que não comece o dia stressado e sim de forma tranquila. Isso implica levantar-se mais cedo? Pois bem, deite-se mais cedo. Acredite, esta é uma rotina que só lhe vai fazer bem à saúde e dar mais energia durante o dia. Por isso, nada como adotar um ou outro hábito, criar uma rotina, ter noção que melhorou com os mesmos e abraçar outros novos. E como se as coisas não aparecem de um dia para o outro? Pois bem, tal como possivelmente o faz no seu local de trabalho, nada como delinear uma estratégia:
- Implementar o desafio durante 1 mês onde se concentra apenas na mudança que quer fazer;
- Escreva acerca do que o motiva para tal, quais serão os possíveis entraves e as estratégias para os colmatar;
- Fixe-se e dedique-se a 100%;
- Registe o progresso diariamente;
- Dê a conhecer o seu objetivo a um amigo, até porque em momentos mais difíceis o mesmo pode ajudar;
- Dê a si mesmo uma recompensa por cada vez vitória;
- Caso não tenha sucesso, tente perceber o que correu menos bem e defina uma nova estratégia.

Comentários