As redes sociais podem aumentar a sensação de solidão

Contrariamente ao que se pensava, as rede sociais estão a fazer com que o ser humano se sinta mais sozinho, aponta um estudo realizado por psicólogos norte-americanos.
créditos: Pexels

A investigação publicada na revista médica "American Journal of Preventive Medicine" garante que aceder a redes sociais como o Twitter, Facebook e Snapchat durante mais de duas horas por dia duplica a probabilidade de alguém se sentir isolado.

Os cientistas argumentam que a exposição a representações idealizadas da vida de outras pessoas aumenta também a sensação de inveja, tristeza e desilusão, escreve a BBC. "Não sabemos o que veio antes - o uso de redes sociais ou a sensação de isolamento social", comentou uma das autoras do estudo, Elizabeth Miller, professora de Pediatria da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

 "É possível que jovens adultos que se sentiam isolados socialmente tenham recorrido às redes sociais. Mas pode ser que o uso cada vez mais intenso destas os tenham levado a sentir-se isolados do mundo real".
Veja ainda: As doenças provocadas pela Internet

"É importante estudar isto, porque há uma epidemia de problemas mentais e de isolamento social entre jovens adultos", comentou ainda Brian Primack, outro dos investigadores da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh.

As conclusões do estudo foram baseadas em entrevistas a mais de 2.000 adultos com idades entre os 19 e os 32 anos e que eram utilizadores de redes sociais como o Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, Snapchat e Tumblr.

A análise conclui ainda que quanto mais tempo se passa online, menos se interage com o mundo real.

Conheça os 7 tipos de pessoas que deve desamigar no Facebook

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários