Acorde cedo, mas com genica

Nem toda a gente gosta, nem toda a gente consegue e há quem acorde com muito mau humor. Mas, nada como criar uma rotina para alterar comportamentos.
créditos: Photo by David Mao on Unsplash

Há dias que são inevitáveis! Ou porque se tem uma reunião mais cedo que costume ou porque se tem de ausentar ou porque os seus filhos assim o impuseram. As razões são bem diversificadas e mesmo para quem não tenha o hábito... irão sempre surgir dias em que terá de se levantar mais cedo. Mas, o pior nem são estes casos, mas sim o de pessoas que o têm de fazer todos os dias e continuam sem saber lidar com a questão. Mau humor, irritação e sonolência são caraterísticas normais e ter consciência que nem sequer é uma escolha pessoal é pior ainda. No entanto, o que a maioria das pessoas não tem noção é que isso acontece por culpa delas, ou seja, é certo que o horário de trabalho pode ser imposto, mas tudo o que acontece antes de dormir é de sua inteira responsabilidade. E nem vale a pena argumentar que não consegue ir para a cama mais cedo, por exemplo! Se nunca tentou – e não, não é tentar 2 ou 3 dias – ou se só experimentou fazê-lo por pouco tempo, é normal que nunca venha a conseguir. A rotina do sono não se conquista assim. E sim, há pessoas diurnas e noturnas, até porque possuem ciclos e genética diferentes, mas tanto umas como as outras devem ter uma rotina de sono.

Se tem de se levantar muito cedo e lida mal com isso, está na altura de começar a contrariar isso, até porque quando se começar a habituar irá, com certeza, andar mais bem humorado.

Criar rotina
O ideal será deitar-se e acordar sempre no mesmo horário. O nosso corpo tem um relógio interno pelo que se torna imprescindível seguir as suas badaladas e não andar constantemente a acertá-lo. Conforme referido acima, esta rotina não vai lá com 2 ou 3 dias. Insista! Não fique a ver aquela série até tarde, evite refeições pesadas, evite o álcool, evite o tabaco, evite o chocolate ou qualquer outro excitante, deixe o telemóvel ou portátil fora do quarto, não veja televisão na cama e dê preferência a um pijama confortável, a um quarto arejado e sem luz, a uma cama bem feita, a um banho quente, a um bom livro, etc...

“Mais 5 mn...”
É um erro crasso! Para além de poder adormecer de novo e acordar sobressaltado por já estar atrasado, o 'snooze' só serve para que o seu corpo e vontade fiquem com pouca energia. Quando o despertador tocar, espreguice-se com vontade, torça o corpo todo e levante-se.

Comentários