5 comportamentos emocionais que tornam o nosso sistema imunitário mais forte

As infusões e os chás, os agasalhos e até alguns alimentos ajudam a prevenir gripes, resfriados e constipações. Mas sabia que o seu cérebro também desempenha um papel essencial no processo?

Para não ficar doente nos meses de maior frio, além de se agasalhar e de descansar bem para reforçar o seu sistema imunitário, deve respirar pelo nariz e não pela boca. As narinas têm a função de filtrar e aquecer o ar, ajudando a prevenir as infeções respiratórias. A ingestão de infusões, chás, sopas e alimentos ricos em vitamina C também deve ser reforçada durante este período.

Mas sabia que o seu cérebro também desempenha um papel essencial no processo preventivo? Teresa Marta, mestre em psicoterapia e coach para a coragem, aconselha a adotar cinco comportamentos emocionais que melhoram a sua saúde nesta e noutras épocas do ano:

1. Pense em si

Tome decisões em função do seu bem-estar e da sua felicidade, em detrimento daquilo que acha que os outros irão apreciar e diga não as vezes que forem necessárias. Sem medos!

2.  Amplie o seu mundo

Conheça novas pessoas e outras realidades. Se for caso disso, mude a sua rotina, as pessoas habituais e os locais de sempre. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto.

3. Não exija de mais de si mesmo

Liberte sentimentos de autoavaliação e de perfecionismo. Sem essas amarras, a sua vida tenderá a ser mais fácil.

4. Deixe os acontecimentos negativos fluírem

Depois de uma fase má, virá seguramente uma melhor. Não panique! Tente perceber o que vieram ensinar-lhe. A seguir, liberte-os.

5. Assuma um ar menos sério perante a vida

Brincar com as adversidades é muito importante para a nossa cura emocional e, logo, o melhor remédio para a nossa saúde, o nosso bem-estar e a nossa felicidade.

Texto: Vanda Oliveira com Teresa Marta (mestre em psicoterapia e coach para a coragem)

artigo do parceiro:

Comentários