Países europeus em alerta devido a ovos contaminados com pesticida tóxico

A União Europeia (UE) notificou as autoridades de segurança alimentar no Reino Unido, França, Suécia e Suíça sobre a eventual entrada naqueles territórios de lotes de ovos contaminados com um pesticida tóxico.
créditos: Pixabay

A Comissão Europeia decidiu avançar com esta medida preventiva depois da Holanda e da Alemanha terem notificado durante o fim de semana passado o Sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais (RASFF) da UE.

Na semana passada, o organismo holandês responsável pela segurança alimentar e sanitária (NVWA) lançou um alerta alimentar por suspeita de contaminação de ovos com Fipronil, um pesticida utilizado para eliminar ácaros e insetos.

Em grandes quantidades, o Fipronil é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “moderadamente tóxico” para o homem. O uso deste pesticida é expressamente proibido em animais destinados ao consumo humano.

Recolha no mercado

Na sequência deste alerta, e como medida de precaução, várias cadeias de supermercados na Holanda, Alemanha e na Bélgica decidiram retirar das prateleiras certas remessas de ovos.

Segundo a porta-voz da Comissão Europeia, Anna-Kaisa Itkonen, a decisão do executivo comunitário de notificar as autoridades britânicas, francesas, suecas e suíças teve como objetivo a partilha de informações sobre este caso, mas também potenciar os processos de verificação e de controlo nestes mercados em concreto.

Anna-Kaisa Itkonen frisou que a medida de hoje é meramente preventiva e não significa que lotes de ovos contaminados com Fipronil tenham entrado nestes países.

Veja ainda: 12 coisas que acontecem ao corpo quando come ovos

Comentários