O sapato ideal

A maioria dos problemas podológicos resulta do uso de calçado inadequado

A grande maioria dos problemas podológicos tem a ver com a relação entre os pés e o calçado que usamos. Na realidade, ninguém se deveria calçar em função da estética, da moda e dos custos dos sapatos, mas antes em função do conforto dos pés.

Os problemas mais comuns dos pés devem-se ao excesso de pressão nos mesmos, devido ao peso do corpo, à prática desportiva ou à escolha de sapatos demasiado moles ou demasiado duros. Por outro lado, se se produzirem roçaduras contínuas num mesmo local, aparecem as chamadas bolhas, com a consequente formação de durezas e calosidades.

As zonas mais afectadas costumam ser sobre os dedos - calos duros -, espaços intermédios, e a planta do pé - onde se formam durezas. Igualmente, o uso de um calçado inadequado e as deficiências posturais ao andar podem alterar a estrutura fisiológica óssea do pé.

Outro tipo de incómodo tem a ver com os odores. O pé, como o resto do corpo, tem mecanismos de termoregulação, que actuam através da formação de suor, para manterem constante a temperatura da zona. Os problemas podem ser devidos a excesso de sudação plantar ou à falta dela.

A pele corre então o risco de contrair dermatoses micóticas, virais ou bacterianas. Quando as bactérias se decompõem surge o mau odor. Um bom calçado permite evitar estas complicações graves nos pés.

Sapatos à medida
O principal problema dos pés na sociedade em que vivemos, é que o sapato perfeito – fabricado em série – não existe. No entanto, é possível encontrar aquele que mais se aproxima do sapato "ideal". Saiba como escolher um bom calçado, tanto para o lazer como para o trabalho:

- Tente escolher sempre o calçado adequado para o sítio em que está. Para o campo, cidade, trabalho, e tipo de desporto que pratica. Tenha em atenção também o clima, o seu peso e a forma do pé.

- O volume do pé altera-se ao fim do dia. Por isso, é preferível comprar os sapatos ao final do dia quando tem os pés mais inchados e experimentá-lo com o tipo de meias que vai usar com eles.

Saiba mais na próxima página

Comentários