Lady Gaga sofre de stress pós-traumático. Mas que doença é essa?

A cantora norte-americana revelou que sofre de uma perturbação mental provocada por uma violação que sofreu quando tinha 19 anos.

Depois de Selena Gomez admitir estar com uma depressão e de Kanye West ser internado por exaustão mental, foi a vez de Lady Gaga revelar ter uma patologia do foro mental.

A cantora e atriz contou sofrer de perturbação de stress pós-traumático, uma doença que surgiu como consequência de uma violação na adolescência. A revelação foi feita durante uma visita que fez a um centro de abrigo especializado em receber jovens LGBT.

"O único trauma da minha vida ajudou-me a entender o trauma dos outros. Disse hoje às crianças que sofro de uma perturbação mental. Sofro de stress pós-traumático. Nunca disse isso a ninguém antes, por isso, aqui têm", disse em declarações à estação de televisão norte-americana NBC.

Em 2014, a cantora revelou que tinha sido vítima de violação aos 19 anos. "Hoje partilhei um dos meus maiores segredos com o mundo. Manter segredos faz-te ficar doente e com vergonha”, escreveu Lady Gaga no Twitter.

Veja isto: 15 coisas (que tem de saber) para não enlouquecer

Mas o que é o stress pós-traumático?

O stress pós-traumático é uma perturbação por ansiedade causada pela exposição a uma situação traumática muito incómoda, na qual a pessoa experimenta mais tarde repetidamente a situação traumática.

As situações que são uma ameaça para a vida ou que podem causar lesões graves podem afetar as pessoas muito depois de terem ocorrido. O medo intenso, o abandono ou o terror podem obcecar uma pessoa.

A situação traumática volta a ser experimentada em repetidas ocasiões, geralmente como pesadelos ou imagens que vêm à memória. A pessoa evita persistentemente coisas que lhe recordem o trauma. Às vezes os sintomas surgem meses e até anos depois do acontecimento traumático.

O stress pós-traumático afeta pelo menos 1% da população uma vez na vida.

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários