Escova a língua todos os dias?

Se não o faz é melhor mudar o hábito e passar a inclui-lo na sua rotina. Saiba porquê.

Sempre se ouviu dizer que o sorriso é a curva mais bonita do corpo e por isso todo o cuidado com o mesmo é fundamental. Mas, o problema de algumas pessoas é só se preocupar com o que está visível aquando um sorriso esquecendo que o restante também tem um papel a desempenhar. As idas ao dentista, as escovagens, o uso de fio dentário são condicionantes para uma boa saúde oral, mas porque não implementar mais uma e precaver problemas de saúde futuros? Ainda por cima sendo um gesto tão simples e rápido como o de escovar a língua. E, se pensar bem, se só escovar os dentes, as restantes bactérias irão continuar na língua e, por conseguinte, a minar a sua higiene oral. Saiba o que pode acontecer se não adquirir o hábito:

Língua escura
Os resíduos de comida vão-se acumulando e poderão, inclusive, criar um género de entupimento das pupilas gustativas. Ao fim de um tempo, a língua tende a ficar mais escura e com um aspeto e textura diferente

Diminuição de apetite
Tal como indicado acima, uma vez que os restos de comida podem ficar alojados, é como se fosse criada uma película sobre toda a região incluindo as pupilas gustativas. Claro está que, com o tempo, a probabilidade do seu palato diminuir é grande.

Mau hálito
A halitose também aparece associada à falta de escovagem da língua. Tendo em conta os dois aspetos acima, não é difícil concluir que a acumulação de comida acaba por gerar colónias de micro-organismos que, por sua vez, têm tendência a crescer. É inevitável o mau cheiro que acabará por invadir a sua boca e ser notado por quem estiver ao seu redor.

Periodontite
Há bactérias que sobrevivem sem oxigénio e podem alojar-se abaixo da linha da gengiva. Quando não se faz um tratamento específico, a perda de dentes – mesmo sem estarem cariados – acontece. Esta doença pode ser genética ou quando não há cuidados com a higiene oral e infelizmente não há cura, só tratamentos periódicos que ajudam a que o problema não alastre. Não obstante, quando não há um acompanhamento ou tratamento, a periodontite está igualmente relacionada a problemas do coração ou inflamações no organismo.

artigo do parceiro:

Comentários