Dia Mundial da Saúde Mental: A Ponte promove debate sobre a saúde mental e o trabalho

A Associação de Promoção da Saúde Mental A Ponte assinala esta terça-feira, 10, o Dia Mundial da Saúde Mental, este ano dedicado ao tema “Saúde Mental e Trabalho”.

Presidente da associação A Ponte, Daniel Ferreira

créditos: Inforpress

Para marcar a data, a associação, segundo o presidente, Daniel Ferreira, em declarações à Inforpress, realiza no auditório da Ordem dos Médicos Cabo-verdiano, uma sessão evocativa, onde estão presentes os centrais sindicais do país, o representante das entidades empregadoras e da OMS em Cabo Verde.

No dia em que A Ponte assinará um protocolo de parceria com a CV-Telecom e o Ministério da Saúde e Segurança Social, a data será ainda marcada por uma palestra sobre o tema “Saúde Mental no Trabalho”.

O principal objetivo da associação A Ponte é contribuir para a promoção da saúde da população, especialmente na área da saúde mental, tendo como principais eixos de intervenção a defesa e dignificação dos direitos humanos, em especial dos portadores de perturbações mentais, prevenção das toxicodependências, promoção e defesa do bem-estar da família, prevenção do suicídio.

A data visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas.

Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia que foi criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a enfermidade não é estritamente um problema de saúde.

Comentários