Cérebro pode até aprender uma língua enquanto dorme, mas só em certas fases do sono

Os cientistas estão fascinados com a ideia de que os humanos podem aprender enquanto dormem - uma nova língua, por exemplo -, mas ao que parece só o conseguem fazer em determinadas fases do sono.

Os participantes de um estudo foram capazes de memorizar padrões sonoros tocados durante duas fases do sono chamadas Rapid Eye Movement (REM) e N2, revelam cientistas num estudo publicado na Nature Communications.

REM é a fase de inconsciência durante a qual temos sonhos vívidos e, tal como o nome indica, na qual os olhos se movem rapidamente. A N2 é uma fase do sono mais leve.

Uma terceira fase do sono profundo, chamada N3, mostrou-se ineficaz na formação de memória, concluíram os investigadores.

Nesta fase, "os sons aprendidos anteriormente durante o sono N2 são esquecidos ou não aprendidos, como se fossem apagados da memória", afirmou a equipa de cientistas franceses em comunicado.

Os cientistas observaram 23 voluntários através de eletroencefalografias e submeteram-nos à audição de padrões sonoros enquanto dormiam.

Quando acordaram, os participantes do ensaio foram testados do ponto de vista da memória para que os investigadores pudessem perceber a clareza dos registos da memória obtidos durante o sono.

Veja ainda: 10 coisas que as pessoas saudáveis fazem antes de dormir

Comentários