Prepare uma marmita fit

A falta de tempo, de vontade e até de inspiração fazem com que as refeições nem sempre sejam as mais apropriadas.

Tal como se planeiam diversas coisas para que o dia a dia corra da melhor forma, também as refeições se podem estipular. Ainda para mais se é uma pessoa preocupada com a saúde, faz exercício físico e quer manter uma aparência saudável e uma alimentação saudável. E não se esqueça, vai ser uma boa rotina!

Menu
Hoje em dia a internet, a televisão e outros têm uma oferta infindável de receitas saudáveis, deliciosas e práticas para o dia a dia. Basta que procure, adeque as mesmas ao seu estilo de vida e estipule para cada dia da semana. Saiba que quando são refeições principais o aconselhável é que sejam compostas por 50% de hortaliças, 25% de proteína magra (frango, ovo, etc...), 25% de carboidratos (arroz e massas integrais, batata-doce, etc...).

Lista de compras
Quando já souber o que vai preparar, dê uma olhadela para a sua despensa e anote o que falta. Depois é só ir às compras e comprar tudo de uma vez e, de preferência, um dia antes de ir cozinhar.

Cozinhar
Uma vez que é para preparar a marmita para os dias de semana, escolha o sábado ou domingo para se dedicar à cozinha. Coza a massa toda junta, asse os legumes todos juntos, enfim... otimize o tempo e junte o maior número possível de ingredientes, mesmo que seja para pratos diferentes.

Dividir
Separe as porções de forma igual para as refeições que planeou e coloque em recipientes adequados e, preferencialmente, livres de Bisfenol A (substância nociva quando aquecida) caso tenha de utilizar o micro-ondas. Não se esqueça de secar bem as folhas para que a salada não murche e de escrever (etiquetas, canetas de acetato, etc...) a que cada recipiente se refere.

Congelar
Se por um lado não há qualquer problema em colocar comidas quentes no congelador – é o ideal porque assim não há grande variação da temperatura e logo não há proliferação de bactérias – por outro, caso seja algo que faça sistematicamente, pode reduzir a vida útil do equipamento. Assim, nada como deixar arrefecer os recipientes uns 20, 30mn e colocar no congelador. A salada, quan do bem embalada, aguenta cerca de 5 dias no frigorífico.

Escolher e descongelar
De acordo com o que estipulou, retire na véspera do congelador um recipiente e coloque para descongelar no frigorífico. No dia seguinte, é só levar num saco térmico com uma placa de gelo (caso não tenha condições de o voltar a colocar num frigorífico) e aquecer quando for altura.

artigo do parceiro:

Comentários