Os 10 principais problemas de saúde que a obesidade pode causar

O excesso de peso tornou-se uma epidemia global que está na origem de uma série de doenças. Nadar, caminhar e andar de bicicleta são atividades preventivas que os obesos devem praticar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade tornou-se uma epidemia global. O problema atinge um elevado número de pessoas em todo o mundo e, entre as principais causas desse crescimento, estão o modo de vida sedentária e uma má dieta alimentar. O exercício físico pode contribuir decisivamente para a redução do peso corporal, para a modelação do corpo, para a melhoria da condição física e para a prevenção e tratamento dos problemas de saúde que favorecem a obesidade.

Contudo, para que estes benefícios sejam reais e evidentes, é necessário ter em conta algumas considerações. Em primeiro lugar, antes da escolha da atividade e do início da prática de exercício, é indispensável a realização de uma consulta médica, tendo em conta que podem existir algumas limitações ou contra indicações e sejam necessárias algumas recomendações para o caso específico.

Normalmente, os desportos mais recomendáveis para pessoas obesas são os aeróbios e/ou de resistência, como as caminhadas, a natação, o ciclismo e os exercícios em ergómetros cardiovasculares específicos. Todavia, é fundamental que os exercícios sejam realizados de forma regular, progressiva e moderada, de forma a evitar esforços bruscos, muito intensos ou demasiado prolongados.

Por outro lado, muito embora o exercício físico contribua para a regularização dos hábitos alimentares e aumente o consumo calórico diário, para que haja uma perda significativa e estável de peso, o exercício deve ser acompanhado por uma dieta baixa em calorias. Segundo a OMS, os níveis de obesidade no mundo duplicaram desde 1980.

Em 2008, 1,4 biliões de adultos acima de 20 anos estavam acima do peso, sendo que desses, 200 milhões de homens e 300 milhões de mulheres eram obesos. E os dados são ainda mais alarmantes. 65% da população mundial vive em países onde o sobrepeso e a obesidade matam mais do que condições relacionadas com o baixo peso. Em 2011, 40 milhões de crianças abaixo da idade de cinco anos estavam com sobrepeso.

Uma grande preocupação médica é o risco elevado de doenças associadas ao sobrepeso e à obesidade, que pode ser de vários tipos:

- Obesidade nutricional

Quando uma pessoa ingere excesso de calorias, através de alimentos com muita gordura.

- Obesidade psicológica

É causada por distúrbios ou condições psicológicas adversas como stresse e ansiedade.

- Obesidade comportamental

Tem origem em erros comportamentais como sedentarismo ou falta de exercício físico.

Veja na página seguinte: Os 10 principais problemas de saúde que a obesidade pode causar

Comentários