Frutos deliciosamente silvestres que fazem (muito) bem à saúde

Repletos de vitaminas e minerais essenciais, estão repletos de antioxidantes benéficos. Diretamente do bosque, veja a seleção que escolhemos para si. De fazer crescer água na boca...

São pequenos, avermelhados e considerados dos frutos mais apetecíveis, mas a sua ação vai muito para além do seu sabor delicioso. Cada um deles contém uma variedade impressionante de vitaminas, sais minerais e antioxidantes essenciais para uma alimentação saudável. Dos mais conhecidos aos mais exóticos e menos comuns, apresentamos-lhe uma mão-cheia de frutos vermelhos e escuros, para que os conheça e saboreie melhor.

Mirtilos

Originários América do Norte, estes frutos preferem regiões com clima moderado para florescerem. De aspeto delicado, são ricos em antioxidantes, como as antocianinas que reforçam os vasos capilares e facilitam o transporte de nutrientes pelo corpo. Também melhoram a memória, reduzem os sintomas da vista cansada e ajudam a baixar o nível do mau colesterol. Podem ser consumidos ao natural durante o dia ou depois das refeições, como sobremesa.

Amoras

Fruto naturalmente rico em vitamina E e ferro, promove o bom funcionamento do sistema circulatório e protege contra a anemia. Um estudo recente publicado na revista Chemistry revela que a presença de componentes como a antocianina e polifenóis naturais deste fruto podem ajudar a prevenir a doença de Alzheimer. Podem ser consumidas frescas, em sumos, compotas e em geleias.

Morangos

Se adora morangos, saiba que o enamoramento por este fruto deriva dos tempos romanos. Fruto estival de sabor doce e refrescante, o morango contém ácido elágico, um fitoquímico que ajuda a combater o cancro e algumas das toxinas presentes no tabaco e poluição atmosférica. O seu conteúdo em vitamina B beneficia o sistema nervoso, ajudando a combater todas as doenças relacionadas com o stress.

Arandos

Semelhantes às cerejas, são internacionalmente famosos pela sua participação no menu do famoso Dia de Acção de Graças, celebrado nos Estados Unidos da América. Dotado de uma acção anti-séptica, o sumo deste fruto é usado para combater afecções urinárias e problemas de pele. Podem ser usados como complemento de sobremesas, em bolos ou saladas de fruta.

Framboesas

Além de serem deliciosos, estes pequenos frutos possuem inúmeras qualidade nutritivas. São naturalmente ricas em vitamina C que promove um efeito antioxidante e protector do sistema imunológico. Além disso, contêm minerais como cálcio, potássio, magnésio e ferro, este último muito útil na absorção da vitamina C.

Boa fonte de fibras, são também ricas em água, o que as torna indicadas para casos de obstipação e níveis altos de ácido úrico. Tradicionalmente, são usadas para fazer doces, gelados, mousses, mas pode optar por saboreá-las ao natural. São deliciosas! À semelhança de todos os outros frutos do bosque, estão agora disponíveis durante todo o ano nas arcas congeladoras de supermercados e hipermercados.

Groselhas

Ingrediente essencial do famoso xarope de groselha, este fruto ainda faz as alegrias de muitas crianças e não só. Ajuda a descongestionar orgãos como o fígado, depura o sangue e combate doenças como o reumatismo e a gota. As groselhas facilitam a digestão e acalmam cólicas e enxaquecas, razão pela qual são usadas na Suécia como produto farmacêutico. Podem ser ingeridas fresco ou em geleia.

artigo do parceiro:

Comentários